Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CPA Local disponibiliza relatório parcial correspondente à Autoavaliação Institucional 2020
conteúdo

Destaques

CPA Local disponibiliza relatório parcial correspondente à Autoavaliação Institucional 2020

publicado: 16/12/2020 15h06, última modificação: 24/12/2020 13h54

A Comissão Própria de Avaliação do Campus Ouro Preto (CPA Local) divulgou o relatório parcial correspondente à Autoavaliação Institucional 2020, realizada de 1º a 31 de outubro deste ano. Neste último questionário, a comunidade acadêmica avaliou o eixo 1 - Planejamento e Avaliação Institucional, finalizando o processo referente ao triênio 2018-2020.

Os eixos 2 (Desenvolvimento Institucional) e 4 (Políticas de Gestão) foram avaliados em 2018. Já em 2019, foi a vez dos eixos 3 (Políticas Acadêmicas) e 5 (Infraestrutura). As respostas coletadas nesta terceira etapa (eixo 1) vão subsidiar a construção do relatório final.

Importante ferramenta de autoconhecimento institucional, a avaliação integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), sendo capaz de fornecer subsídios (em suas dimensões política, acadêmica e administrativa) para o aprimoramento da qualidade da gestão, do ensino, das atividades de pesquisa e extensão, bem como para as revisões necessárias do PDI. Nesse sentido, a autoavaliação é considerada um mecanismo de auxílio aos gestores, para que conheçam o panorama das condições em que a instituição se encontra, destacando fragilidades e potencialidades e indicando rumos para as melhorias necessárias.

Neste ano, participaram da autoavaliação no Campus Ouro Preto um total de 495 respondentes. O relatório também apresenta em seus anexos uma análise geral das ações da instituição durante a pandemia de Covid-19, além de aspectos como nível de adaptação ao trabalho e ao ensino remoto, acesso a infraestrutura e a documentos, acesso a recursos e capacitação para desempenho de atividades acadêmicas e profissionais, entre outros.

Para Líria Soares, presidente da Comissão, entre os pontos que podem ser destacados este ano estão as ações adotadas antes do Ensino Remoto Emergencial, o treinamento dos docentes e o trabalho para viabilizar o acesso às ferramentas tecnológicas para os discentes. “Muitas das inovações que tivemos que adotar para adaptar à nova realidade poderão ser utilizadas quando pudermos voltar presencialmente com as atividades acadêmicas e administrativas" afirma Líria ao se referir à avaliação do ERE.

Sobre a CPA
Nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), toda instituição concernente ao nível educacional em pauta, pública ou privada, constituirá Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No IFMG, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) é constituída por uma Comissão Central, estabelecida na Reitoria e uma Comissão Local em todos os campi. O período de mandato dos integrantes é de três anos, sendo permitido uma recondução por igual período. As CPAs Locais são compostas por um representante docente, um representante técnico-administrativo, um representante discente e um representante da Sociedade Civil Organizada e seus respectivos suplentes.

Acesse:

Relatório parcial de Autoavaliação Institucional 2020 - triênio 2018-2020