Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Gastronomia do Campus Ouro Preto conquista novamente nota máxima no ENADE

por Tatiana Toledo publicado: 10/10/2019 11h51, última modificação: 01/11/2019 15h44

Enade 2018 GastronomiaO curso de tecnologia em Gastronomia do IFMG – Campus Ouro Preto conquistou, pela segunda vez consecutiva, a nota 5 - conceito máximo - no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). O resultado da prova aplicada em 2018 foi divulgado na última sexta-feira, 4 de outubro, e mostrou que somente 5,8% dos cursos de graduação conseguiram atingir a nota 5 – entre eles, a maior parte é ofertada por instituições públicas federais.

O curso de Gastronomia do Campus Ouro Preto já havia alcançado esse mesmo desempenho na última avaliação pela qual passou, em 2015. A professora Luanda Batista, que atuava como coordenadora quando a avaliação foi realizada no ano passado, ressalta o fato de o curso ter sido o único em Minas Gerais a obter a nota 5 em 2018. “Esta conquista representa que estamos fazendo um bom trabalho, condizente com as expectativas que a sociedade tem em relação à formação de um gastrônomo. Mostra que estamos no caminho certo, embora ainda tenhamos que superar alguns desafios, principalmente estruturais, devido à falta de investimento”, destaca.

Segundo o relatório publicado pelo Inep, os alunos do curso obtiveram  notas médias superiores à média obtida por estudantes em todo o Brasil, tanto nos componentes de formação geral, quanto nos componentes de formação específica. Para a atual coordenadora do curso, Letícia Pierre, os estudantes estão bem preparados para o mercado de trabalho em função do projeto pedagógico. "Este foi pensado e repensado para que os alunos tenham conhecimento para atuar, seja como gestor na área de alimentos e bebidas ou mesmo na área de produção em gastronomia, com segurança alimentar e responsabilidade ambiental, assim como o aprofundamento das disciplinas práticas que permitem que eles vivenciem a gastronomia em todas as áreas".  A professora Luanda Batista acrescenta: “Atribuo este desempenho ao fato de conseguirmos proporcionar aos estudantes leituras e desafios que vão além da questão técnica da área, propondo análises, dentro de sala de aula, que abracem toda uma ideia da sociedade. Acho importante destacar também o papel da avalição durante o processo do curso. Se você faz avaliações que propõem uma reflexão maior para o aluno, ele entende que não pode ficar em uma caixinha, ele tem que expandir. O processo de avaliação que temos tentado buscar, corrigir e melhorar é sempre nesse sentido”, afirma.

Aspectos do curso que foram destacados positivamente pelos estudantes no questionário que integra o Enade reforçam a fala da professora, entre eles, a articulação do conhecimento teórico com atividades práticas e a contribuição do curso para o desenvolvimento da consciência ética para o exercício profissional. Para Luanda Batista, relacionar a formação técnica e o “mundo real” em que os estudantes estão inseridos é o diferencial do curso ofertado pelo IFMG. “É preciso trabalhar a profissão de maneira séria e colocar esse aluno como um ser social. Embora seja importante o hedonismo na profissão, ele não é o que mais importa”, afirma. Letícia Pierre, por sua vez, acredita que o diferencial esteja relacionado ao comprometimento dos professores e à colaboração mútua para que possam articular o conhecimento teórico com as atividades práticas e a interdisciplinaridade. "Além disso, o curso trabalha o conhecimento em gastronomia adquirido a cada semestre aliado à pesquisa e extensão, o que acreditamos ser necessário para o aprofundamento do conhecimento e dever da nossa instituição".

Sobre o Enade

O Enade é o exame aplicado pelo governo federal aos estudantes ingressantes e concluintes de cursos de graduação com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos em relação a conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Cada curso é avaliado a cada três anos.

Processo Seletivo 2020/1

Ficou interessado no curso de Gastronomia do IFMG – Campus Ouro Preto? As inscrições para o Processo Seletivo estão abertas até o dia 30 de outubro. Os candidatos podem concorrer às vagas de duas maneiras: pelo SISU ou pela seleção interna do IFMG, que utiliza o resultado de uma das últimas três edições do Enem (2017, 2018 ou 2019). Saiba mais em https://www2.ifmg.edu.br/portal/processo-seletivo

registrado em: