Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cursos online são boa pedida para ampliar o conhecimento e turbinar o currículo durante a quarentena

publicado: 07/04/2020 16h30, última modificação: 07/04/2020 16h30

Cursos onlineO período de distanciamento social para conter a pandemia da Covid-19 pode ser aproveitado também para conhecer coisas novas, se qualificar e dar aquela turbinada no currículo. A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) em parceria com o Campus Governador Valadares selecionou diversos cursos gratuitos para estudantes e servidores com emissão de certificado em diferentes áreas do conhecimento.

Para isso, os cursos online são uma ótima pedida. “Opções não faltam, já que muitas instituições de ensino, plataformas, escolas de idiomas, cursinhos para concursos e escolas de gestão empresarial, inclusive as caríssimas e renomadas, estão liberando acesso gratuito aos cursos online que chegavam a custar mais de R$ 7 mil”, destaca o prof. Carlos Antônio Gonçalves Rosado, do curso de Engenharia de Produção do IFMG – Campus Governador Valadares.

Para um maior aproveitamento desse recurso, o docente orienta que em função da infinidade de opções sejam definidas metas e objetivos. “Deve-se escolher os cursos que interessam e conforme cada carga horária definir um tempo diário para se dedicar à sua realização, mesmo que seja apenas uma ou duas horas por dia. Aos alunos que estejam nos anos iniciais, principalmente os de graduação, sugiro que foquem em cursos relacionados às disciplinas que tenham algum tipo de dificuldade de compreensão. Já os alunos dos últimos anos devem buscar qualificação visando sua colocação no mercado de trabalho e ao mesmo tempo cumprir as horas de atividades complementares exigidas pelo seu curso. Nesse último caso, deve-se procurar por cursos que ofereçam certificado”, disse ele.

Vale também ter atenção a capacitações que propiciem o desenvolvimento das habilidades sociocomportamentais, também chamadas de soft skills. Prof. Carlos exemplifica esse segmento com formações que estejam voltadas à criatividade, oratória, comunicação, organização, inteligência emocional, negociação, pensamento crítico, resolução de problemas críticos, gerenciamento do tempo, dentre outras.

Cursos com emissão de certificado para servidores público

Com o ritmo de home office, uma boa estratégia para os servidores públicos é investir na qualificação profissional por meio de plataformas que ofereçam cursos em EaD. A Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas do IFMG, Rafaela Lucarelli, destaca que o momento de reclusão e instabilidade deve ser aproveitado para expandir os conhecimentos e capitalizar educacionalmente. "Acredito que essa quarentena em virtude da COVID-19 seja um momento oportuno para realizar cursos online, pois em virtude da situação há várias plataformas ofertando capacitações gratuitas nas mais variadas áreas, tanto para  desenvolvimento pessoal quanto profissional. Sem contar na oportunidades de conhecer o curso de Gestão Acadêmica disponível na plataforma do IFMG", disse ela.

Lucarelli ainda ressaltou que os servidores podem utilizar os certificados para desenvolvimento na carreira (progressão por capacitação) desde o curso tenha relação direta com seu o ambiente organizacional , além de respeitar a carga horária mínima exigida (20h) . A lista de áreas que guardam relação direta com ambiente de atuação do servidor pode ser consultada na Portaria nº 09, de 29/06/2006, do MEC, CLICANDO AQUI

Dentre as diversas plataformas de cursos a distância, destacamos a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), vinculada ao Ministério da Economia e, que está disponibilizando 156 cursos online, gratuitos e com emissão de certificado de conclusão durante o período de distanciamento social. A curadoria é diversificada e abrange temas nas áreas de: Auditoria e Controle, logística, Educação e Docência, Tecnologia da Informação, planejamento estratégico, gestão pública, dentre outros. O catálogo completo pode ser acessado AQUI.

Aos docentes do IFMG, a Pró-reitoria de Ensino (Proen) destaca o curso "Gestão Acadêmica", voltado para diretores de ensino, coordenadores de curso, representantes de equipes pedagógicas e docentes. São cinco módulos temáticos: desenvolvimento educacional, legislação e normas de ensino, avaliação educacional e orçamento e Despesa Pública com carga horária de 50 horas com direito ao certificado nos casos de aproveitamento igual ou superior a 70% do total das atividades avaliativas distribuídas entre os módulos. O curso foi idealizado e organizado pela Proen, em parceria com as Pró-Reitorias de Gestão de Pessoas e de Administração e Planejamento, além da Procuradoria Educacional Institucional. Para acessá-lo, CLIQUE AQUI.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), outra grande plataforma de ensino, tem um catálogo com mais de 50 cursos nas áreas de: Direito, Ética, Marketing, Tecnologia da Informação, Finanças, Gestão e Tecnologia da Informação. Um dos diferenciais é que a FGV faz parte do Open Education Consortium (OEC), um consórcio formado por instituições acadêmicas de diversos países com a oferta de material didático e conteúdo sem custo. Para acessar as opções CLIQUE AQUI.

LISTA DE CURSOS GRATUITOS

Confira a seguir a curadoria de algumas plataformas que disponibilizam cursos EaD gratuitos das mais diversas áreas do conhecimento.

Escola Virtual do Governo (EVG)

FGV Educação Executiva

Instituto Legislativo Brasileiro (ILB/Senado)

AVA Acadêmico UFRB