Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro dos programas de Iniciação à Docência e de Residência Pedagógica do IFMG é realizado no Campus Ouro Preto

por Tatiana Toledo publicado: 22/10/2019 12h38, última modificação: 05/11/2019 13h07

O Campus Ouro Preto sediou, nos dias 2 e 3 de outubro, o 7º Encontro Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o 1º Encontro do Programa Residência Pedagógica do IFMG. Os eventos reuniram estudantes bolsistas, professores coordenadores do PIBID e da Residência Pedagógica no IFMG e professores da educação básica das escolas parceiras dos programas.

O Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a Residência Pedagógica são destinados a estudantes de cursos de licenciatura e financiados pela Capes, que promovem a integração entre o ensino superior e a educação básica. O IFMG participa dos dois programas com subprojetos executados por cursos de licenciatura nos diversos campi do Instituto.

A Professora Elisângela Silva Pinto, coordenadora do evento faz uma avaliação do andamento das atividades do PIBID "o Programa possibilita a prática docente dos estudantes de licenciatura, colocando-os em contato direto com as escolas de educação básica, enriquecendo sua formação docente. Um grande ganho do programa também tem sido o envolvimento dos professores das escolas parceiras, chamadas de escola-campo. Esses professores participantes do programa Residência, acompanham todas as etapas da Residência do estudante, desde a sua ambientação na escola-campo, até a preparação do plano de trabalho e planos de aula. Durante o período de imersão os estudantes propõem intervenções, como acompanhamento especial de alunos, monitorias, aulas práticas e projetos interdisciplinares, além do período de regência. Todas essas etapas, possibilitam ao estudante do curso de licenciatura colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso e se preparar para a atuação futura como professores."

A formação docente sob uma perspectiva Freireana, grupos de estudos e pesquisas como espaços de enriquecimento da formação do professor e os programas PIBID, Residência Pedagógica e o Estágio Supervisionado como caminhos para a formação docente foram temas das palestras oferecidas. Já as oficinas abordaram temas voltados à prática pedagógica, metodologias de ensino, sustentabilidade, práticas experimentais de ensino e desenvolvimento de materiais didáticos.

Livro

O evento também contou com o lançamento do livro "O PIBID e a formação de professores no IFMG: entre histórias e práticas", organizado por professores do Campus São João Evangelista: Jossara Bazílio de Souza Bicalho, José Fernandes da Silva, José Silvino Dias, Sandro Salles Gonçalves e Silvino Domingos Neto. A obra tem autoria de professores do IFMG e de outras instituições, dentre eles, docentes do Campus Ouro Preto: Cecília Felix Andrade Silva, Elisângela Silva Pinto, Gislayne Elisana e Gonçalves e Jairo Rodrigues Silva.  A obra apresenta experiências e práticas vivenciadas pelos diferentes atores envolvidos no desenvolvimento das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).