Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Especialização em Gestão em Conservação do Patrimônio Cultural do Campus Ouro Preto conclui sua primeira turma
conteúdo

Notícias

Especialização em Gestão em Conservação do Patrimônio Cultural do Campus Ouro Preto conclui sua primeira turma

publicado: 12/05/2021 15h52, última modificação: 12/05/2021 15h54

“Para que o trabalho tenha mais propósito, mais segurança na atuação, mais responsabilidade e mais conhecimento no retorno às ações para a sociedade.” É assim que Camila Cecconello estima a contribuição da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural para sua formação. Ela é uma das estudantes da primeira turma recém-formada da especialização no IFMG – Campus Ouro Preto. A pós-graduada defendeu como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) "as relações das legislações patrimoniais e urbanas: o caso de São Bartolomeu", traçando como objetivo a análise dos regulamentos urbanísticos e de tombamento no distrito de São Bartolomeu. Arquiteta há 19 anos (tendo dedicado 12 deles ao Patrimônio Cultural), Camila conta que “a sensação é que não há volta na busca pelo conhecimento, seja pelos meios oficiais acadêmicos, seja pela busca pessoal de mais e mais aprendizados.”

A experiência positiva compartilhada pela arquiteta se repete nas avaliações de outras duas estudantes formadas. Movida pela oportunidade de ingressar no curso, a paraense Suelen Vieira deixou Belém para viver em Ouro Preto. Interessada pela arquitetura romântica desde a graduação, Suelen se debruçou sobre as “interferências estilísticas na arquitetura luso-brasileira: as fachadas românticas de Ouro Preto - MG". O contato aprofundado proporcionado pela pós-graduação, associado à qualidade do corpo docente e à praticidade percebida pelas visitas técnicas foram fatores listados por ela para descrever sua satisfação com o curso. A estudante Clara Ferreira, egressa do curso de graduação de tecnologia em Conservação e Restauro, considerou a  especialização como “um momento único”, em que esteve “cercada de diversos profissionais que lidam diariamente com o Patrimônio e conhecem os desafios que é cuidar de um bem cultural público, as discussões em sala e mesmo fora dela serão um aprendizado para a vida.” Natural de Ouro Preto, Clara se diz privilegiada com a chance de estudar em um Instituto Federal na própria cidade. Seu TCC abordou Miguel Antônio Tregellas, artista que trabalhou para decorar as igrejas ouropretanas, além de ter sido o primeiro diretor do Liceu de Artes e Ofícios de Ouro Preto.

A coordenadora da Especialização em Gestão em Conservação do Patrimônio Cultural, Profa. Maria Cristina Rocha Simão, encara a conclusão da primeira turma com determinação para a continuidade do curso, com foco na abertura de novas turmas. Para a professora, a especialização “estimula uma visão crítica e analítica, de questionamento sobre os conceitos, as teorias e as práticas que permeiam a preservação do patrimônio cultural, o que motiva um novo olhar sobre esses bens e, principalmente, sobre os sujeitos que se relacionam com eles”. Ela ainda destaca a importância da consolidação desta pós-graduação na grade do IFMG - Campus Ouro Preto, especialmente em se tratando do reconhecimento da cidade: “Para a instituição, para o nosso Campus, sediado em Ouro Preto, ampliar as possibilidades de formação na área da preservação do patrimônio cultural configura uma missão. Ouro Preto sempre cumpriu, e ainda cumpre, um papel vanguardista nessa temática, sendo que o IFMG tem atuado em diversas frentes, seja em ações no ensino, na pesquisa e na extensão. O curso de especialização faz parte desse conjunto e tem uma importância significativa ao formar e qualificar profissionais das mais diversas áreas na gestão e na conservação do nosso rico patrimônio cultural.”

Geralda Aparecida de Carvalho Pena, supervisora de Pós-Graduação, exalta o profissionalismo desempenhado pelos docentes na condução e na formação de qualidade dos primeiros pós-graduados do curso. A supervisora lembra que em função da pandemia de COVID-19, a necessidade de adaptações foi inevitável e a migração para o ensino remoto exigiu um rigoroso planejamento, de modo que a realização de todas as bancas on-line se deu com sucesso. Ela ressalta que a procura pelo curso é grande, recebendo com frequência mensagens de profissionais interessados na oferta de novas turmas.

Bancas durante o ensino remoto

Segundo a coordenadora da especialização, a realização das bancas de forma remota em razão da pandemia propiciou a participação de professores e especialistas das mais diversas áreas, reconhecidos em suas áreas de atuação, de diversas partes do país e mesmo do exterior, como Belém, Rio de Janeiro, São Paulo, Pelotas, Portugal, e também da região. “Esses encontros resultaram em trocas riquíssimas e na divulgação do nosso curso para os mais diversos lugares e instituições”, afirma.

Maria Cristina destaca, ainda, a abrangência dos temas desenvolvidos pelos alunos em seus TCC´s, considerando-se a complexa temática que envolve a gestão e conservação do patrimônio cultural.  Os trabalhos versaram tanto sobre tecnologia aplicada ao restauro de edifícios quanto sobre a gestão do patrimônio cultural, além de leitura e interpretação iconográfica e morfológica de bens culturais.

Saiba mais

Para mais informações sobre Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural do IFMG – Campus Ouro Preto, acesse a página do curso.