Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Esporte, cultura e socialização: Campus Ouro Preto sedia 12º Encontro Esportivo do IFMG

Confira o resultado dos jogos
por Tatiana Toledo publicado: 09/12/2022 11h24, última modificação: 13/12/2022 09h22

Um evento carregado de significados e assinalado pela alegria dos encontros, reencontros e da socialização. O 12º Encontro Esportivo do IFMG marcou o retorno presencial do evento, realizado virtualmente em 2021 em razão da pandemia de Covid-19. A última edição do torneio em seu formato tradicional, por sua vez, ocorreu em 2018.

Assim, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, o campus Ouro Preto, sede do evento neste ano, foi tomado pela energia dos quase 700 participantes, provenientes de 15 campi do Instituto. As equipes competiram nas modalidades futsal, vôlei, peteca, tênis de mesa, xadrez e atletismo (com provas de corrida, arremesso de peso e salto em altura).

A professora Ana Paula Barbosa, do Campus Ouro Preto, explica que a organização do evento partiu de uma construção coletiva de profissionais de educação física de todo o IFMG. Assim, as responsabilidades foram compartilhadas por meio da criação de grupos de trabalho.

Ela conta alguns desafios encontrados durante a organização do evento: “Retornar ao presencial vem com uma carga muito diferenciada. Sem contar que, trazer 15 campi do IFMG, com toda a sua diversidade e especificidades, totalizando aproximadamente 670 alunos participantes, é um grande desafio”. Para a docente, a participação coletiva do Campus Ouro Preto para que tudo transcorresse da melhor forma foi essencial. “A escola abraçou o Encontro Esportivo. A disponibilidade dos setores em resolver de imediato os problemas quando eles surgiram foi crucial para o sucesso do evento”, destaca.

Ana Paula ressalta, ainda, outro diferencial do Encontro Esportivo: a promoção de atividades de socialização para além dos torneios tradicionais: “Rompemos com um formato de competição e transformamos o evento em um grande festival. Isso também é um desafio, pois o esporte traz contigo uma herança arraigada de competição, mas a gente rompeu com isso para trabalhar outros valores inseridos no próprio evento”.

Desafios corporais (com direito a premiação), oficinas para servidores, alunos e comunidade externa, yoga, teatro do oprimido, visitas guiadas por Ouro Preto, além de um show de talentos organizado pelo grêmio estudantil, foram algumas atividades que extrapolaram a programação esportiva. “Com as oficinas e as atividades culturais, a gente conseguiu enfatizar a importância de outras atividades, além das esportivas. Desde muito tempo a gente quer efetivar a participação dos alunos sob uma perspectiva mais cooperativa, integradora e participativa, em uma parceria entre os campi e entre os estudantes”, reforça a também professora de educação física do Campus Ouro Preto, Laura Rocha.

Avaliação positiva

A professora Ana Paula avalia positivamente o evento: “Temos pontos sujeitos a modificações, mas no geral, o feedback que recebemos das equipes participantes foi positivo. Isso contribui para que as nossas expectativas sejam cumpridas com excelência”.

Ela destaca, ainda, os ganhos e a importância da realização de eventos esportivos pela instituição: “O que se aprende nas quatro linhas da quadra vão muito além do aprendizado formal. O respeito ao próximo, a diversidade humana, aprender a lidar com o código vitória/derrota, o fair play, a socialização, o desenvolvimento das lideranças… todo esse processo é um aprendizado para a vida”.

Confira aqui o resultado dos jogos

Acesse o álbum de fotos do evento

Fotos: Comunicação Campus Ouro Preto e Reitoria

registrado em: