Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do Campus Ouro Preto embarcam para intercâmbio no exterior
conteúdo

Notícias

Estudantes do Campus Ouro Preto embarcam para intercâmbio no exterior

publicado: 19/02/2019 09h11, última modificação: 19/02/2019 09h18

Qual  jovem nunca sonhou em poder estudar fora do Brasil, conhecer novas culturas, aprender um novo idioma, e o melhor, ter seus gastos financiados por uma bolsa de estudos? Graças aos programas de internacionalização ofertados pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), os alunos podem manter vivas as esperanças de estudar em outro país. No Campus Ouro Preto, duas bolsas de estudos foram ofertadas a estudantes dos cursos de graduação para intercâmbio em Portugal, por meio do edital Internacionaliza, e no Canadá, pelo Programa de Bolsas Canadá-Brasil (Canada-Brazil Scholarship Programs – CBSP).

Ambas as seleções ocorreram em 2018 e os alunos vão para o exterior no próximo semestre letivo. São eles: Jônatas Sena Ferreira, do curso de Licenciatura em Física, que vai para o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Portugal e Gustavo Versiani Passos, do curso de Tecnologia em Gastronomia, que vai estudar em uma instituição do Canadá.  

 

Sonho possível 

Aluno do quarto período do curso de Licenciatura em Física, Jônatas Sena Ferreira conta que ficou emocionado ao receber a notícia de sua aprovação para o Edital Internacionaliza. “Estava bem concorrido, eram poucas vagas, praticamente uma por campus, e todos os meus colegas concorrentes são bastante competentes, portanto só de ser selecionado foi uma grande vitória”. Sua decisão de se inscrever partiu do incentivo dos amigos, dentre eles seu colega de casa, Lucas, que foi para Portugal em outra seleção promovida pelo mesmo Programa. “Ele me contou como foi sua experiência, como ele cresceu e melhorou, como profissional e como pessoa. Essa foi a minha principal motivação para me inscrever”, afirma.

Jônatas diz que optou pelo Programa Internacionaliza baseado no enfoque que o mesmo direciona à pesquisa e à produção acadêmica. “Vou me relacionar com outros centros acadêmicos, ter contato com uma outra forma de fazer pesquisa e isso, para mim, é o mais interessante. Vai ser uma troca e um ganho enorme que vai contribuir muito para minha formação acadêmica”. O estudante de física é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no projeto "Nanomateriais: desenvolvimento de uma unidade didática para abordagem no ensino de física", que tem por objetivo estudar novas tecnologias para aprimorar no ensino da física no Ensino Médio, especialmente a física moderna e contemporânea.                                

Como conta o estudante, a ajuda financeira concedida pelo Instituto viabilizou sua ida para a Europa. “Eu estou indo graças à bolsa de estudos, porque se eu fosse bancar o intercâmbio por conta própria, não conseguiria ir”. De acordo com o jovem, a ajuda financeira vai cobrir cerca de 90% dos seus gastos totais, incluindo os custos com burocracia.

 

Por dentro dos programas

Para a coordenadora de assuntos internacionais do Campus Ouro Preto, Sílvia Penna, um dos principais objetivos dos programas de internacionalização é ampliar os horizontes por meio da troca de conhecimentos com as instituições internacionais. Segundo Penna, “os alunos têm muito a ganhar, tanto na questão técnica quanto na questão cultural. A ideia é conhecer novas culturas, métodos, técnicas e tecnologias com que as pessoas estão trabalhando e pesquisando em outras instituições, além de mostrar o que se faz aqui, porque aqui se faz muita coisa. Há também uma expectativa de trazer novidades em publicação de pesquisas e de artigos e que estes alunos nos ajudem a manter o elo entre as instituições”, completa.

Por meio da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do IFMG e da Coordenadoria de Assuntos Internacionais do Campus, duas bolsas de estudos anuais são oferecidas em duas modalidades de intercâmbio. Penna salienta que existem diferenças entre os programas para as quais os alunos devem se atentar. Para o Programa de Bolsas Canadá-Brasil, por exemplo, há a exigência da língua inglesa ou francesa. “O Edital do Canadá também exige uma carga acadêmica de horas-aula maior que os dos Institutos Politécnicos. Neste, o aluno também terá aulas, mas passa a maior parte do tempo em pesquisa ou em atividades práticas em outras escolas do Instituto”, conclui a coordenadora.

  

Se planejar é importante

Os alunos interessados em se inscrever nos programas de Internacionalização devem se atentar aos requisitos exigidos pelos editais e se planejar com antecedência. Sílvia Penna pede atenção para a documentação exigida, para que na hora da inscrição se evitem surpresas indesejadas. “Se o aluno se programa, quando chega o edital ele está muito mais tranquilo. E não deixem de nos procurar. Hoje, existe a Coordenadoria de Assuntos Internacionais que funciona na Diretoria de Inovação, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (DIPPE), no Prédio dos Inconfidentes. Estamos à disposição para esclarecer as dúvidas”, afirma.

Sob a perspectiva de quem já passou pelo processo, Jônatas também dá dicas importantes para os estudantes que planejam se inscrever para o Internacionaliza. “Para quem pensa em participar, atente-se para as burocracias. Primeiramente, procure um orientador e escreva um projeto muito bem elaborado, muito bem escrito. É importante não se esquecer de se informar sobre o funcionamento do programa e adiantar as etapas e as burocracias que devem ser cumpridas, como solicitar documentos, atualizar passaporte, dentre outras coisas”.

Para quem pensa em desistir antes mesmo de tentar, o estudante deixa um recado. “Já adianto, tem a dor de cabeça, mas vale muito a pena. Participar, por si só, já é uma experiência. Mesmo que não seja selecionado, você tem um feedback, pois o seu projeto é corrigido pelos profissionais dos institutos exteriores. Ou seja, você tem a oportunidade de ter seu projeto avaliado por uma instituição de prestígio no exterior, e isto já é um ganho profissional”, conclui.

 

Conheça mais sobre os programas:

 

Edital Internacionaliza

O Internacionaliza é um programa de Intercâmbio do IFMG destinado aos estudantes dos cursos superiores cujo foco está em desenvolver pesquisas. O programa, que tem duração de até cinco meses, é uma parceria do IFMG com os Institutos Politécnicos de Bragança, Guarda e Porto, instituições de ensino superior de Portugal.

Neste edital, o programa oferece aos estudantes selecionados uma bolsa no valor de R$ 14.200,00 para o auxílio com as despesas, tais como alojamento, alimentação, seguro viagem internacional e passagens aéreas.

Programa de Bolsas Canadá-Brasil

O Programa de Bolsas Canadá-Brasil (Canada-Brazil Scholarship Programs – CBSP),  elaborado pelo Colleges and Institutes Canada (CICan) com a colaboração do Conif e do Forinter, é dedicado aos estudantes brasileiros das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que estejam dispostos a aperfeiçoar seu inglês ou francês e estudar em institutos e colleges canadenses. O programa concede cinco bolsas para alunos dos cursos superiores de tecnologia das cinco regiões do país, por um período de 16 meses em uma instituição canadense. Cada instituição brasileira poderá indicar somente um candidato.

O estudante de Gastronomia do Campus Ouro Preto Gustavo Passos foi um dos cinco selecionados, competindo pela vaga com estudantes de toda região Sudeste.

 

Texto: Raíssa Lessa