Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes e professoras(es) do curso de Tecnologia em Conservação e Restauro participam do 4º Curso Brasileiro de Caracterização e Conservação da Pedra e 2º Simpósio Brasileiro de Caracterização e Conservação da Pedra
conteúdo

Notícias

Estudantes e professoras(es) do curso de Tecnologia em Conservação e Restauro participam do 4º Curso Brasileiro de Caracterização e Conservação da Pedra e 2º Simpósio Brasileiro de Caracterização e Conservação da Pedra

publicado: 07/12/2022 17h40, última modificação: 12/12/2022 08h55

O IFMG - Campus Ouro Preto está participando do 4º Curso Brasileiro de Caracterização e Conservação da Pedra e 2º Simpósio Brasileiro de Caracterização e Conservação da Pedra com programação até o dia 10 de dezembro de 2022. Estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Conservação e Restauro do IFMG - Campus Ouro Preto e a Prof. Paola Dias Villas Boas estão entre as(os) organizadoras(es) dos eventos. O Simpósio e o Curso também contam com a participação de mais professoras(es) do Instituto na apresentação de palestras e de trabalhos.

A importância do evento caracteriza-se na reunião da comunidade científica para discutir, debater e difundir o conhecimento da área da caracterização das rochas e da conservação de materiais pétreos aplicados no patrimônio cultural do Brasil, com apresentação de conceitos contemporâneos e conhecimentos atualizados com uma equipe de especialistas nacionais e internacionais de reconhecida competência e experiência nesta área.

Os principais temas abordados serão a caracterização e conservação de materiais pétreos e outros materiais porosos encontrados nas construções; degradações e seus mecanismos e fatores; Conceitos de conservação os produtos de tratamento e o seu estudo; ações de conservação e as formas para a sua avaliação.

E evento está sendo realizado pelo Laboratório de Caracterização Tecnológica de Rochas Ornamentais - LABTECROCHAS, do Instituto de Geociências, e do Programa de Pós-Graduação em Geologia da UFMG, com a parceria do nosso Curso Superior de Tecnologia em Conservação e Restauro – IFMG - Campus Ouro Preto, do Museu da Inconfidência, do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico da Universidade de São Paulo - Geo Hereditas e do Heritage Stones Recognition: a step forward - HERSTONES.

Clique aqui para acessar a programação completa.