Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento luso-brasileiro de Conservação e Restauro começa hoje; professora do Campus representa Ouro Preto
conteúdo

Notícias

Evento luso-brasileiro de Conservação e Restauro começa hoje; professora do Campus representa Ouro Preto

publicado: 16/11/2021 00h36, última modificação: 16/11/2021 00h36

De hoje (16) até a próxima sexta-feira (19), as nuances profissionais do minucioso trabalho de conservação e restauro estarão no epicentro das discussões de um evento intercontinental. O VI Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração acontece após intervalo de dois anos e promete um cronograma repleto de seminários, apresentações de cunho científico e painéis, com o propósito de estimular a troca de conhecimentos entre pesquisadores do Brasil e de Portugal sobre o vasto universo da prevenção e/ou reparação de danos a patrimônios históricos.

Com o tema “Conexões”, a reunião de profissionais lusófonos mira explorar novos olhares em torno da comunicação, além de solidificar as relações e possibilitar a aproximação dos países, rompendo com as fronteiras ultramarinas.

A edição de 2021, totalmente voltada para a transmissão online, conta com o apoio de fundações de arte, órgãos de Estado e instituições de ensino, como o IFMG - Campus Ouro Preto. Paola de Macedo Gomes Dias Villas Bôas, da Coordenadoria do Curso de Tecnologia em Conservação e Restauro (CODARES), é a representante ouro-pretana que integra a Comissão Científica do Encontro, junto a outros(as) docentes dos dois países.

Em seu sexto ano, a organização ficou a cargo do curso de graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e o PPG Memória Social e Patrimônio Cultural, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em conjunto com Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul (ACOR-RS).

Para saber mais sobre o VI Encontro Luso-Brasileiro de Conservação e Restauração, acesse o site oficial.