Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição fotográfica de Zedu Monte destaca festejos religiosos na região das minerações
conteúdo

Destaques

Exposição fotográfica de Zedu Monte destaca festejos religiosos na região das minerações

publicado: 23/11/2018 10h35, última modificação: 07/12/2018 18h34

Será aberta no dia 27 de novembro, às 16h30, na Galeria Ney Cokda, a exposição fotográfica “Religiosidade e fé”, de Zedu Monte, o professor José Eduardo Carvalho Monte, do curso de Automação Industrial do IFMG – Campus Ouro Preto.

A exposição resulta de um trabalho que vem sendo desenvolvido por Zedu há uma década, entre os anos de 2007 e 2017, período durante o qual buscou registrar, antropologicamente e religiosamente, os festejos religiosos na região das minerações. “O tema é extremamente interessante, pois carrega em si a mais pura manifestação cultural e traz a fé com grande intensidade, seja nos cantos, nas orações, nas danças, englobando as diversas nuances das religiões, sejam de matrizes africanas, sejam de cunho cristão”, explica.

Este é um dos trabalhos fotográficos que o professor ainda mantém vivo e ativo, sendo gradualmente renovado. “Nele são mantidos os primeiros registros extremamente ricos e necessários, assim como o registro das evoluções das pessoas envolvidas, dentro do contexto das festividades religiosas. Sendo assim, preferi abranger esse tema, uma vez que temos grande envolvimento, família e tradição dentro da cultura afro-brasileira”.

O trabalho acompanha as manifestações conhecidas como Pastorinhas, Reisado dos Santos Reis e suas Folias, bem como os diversos grupos ou ternos de Congado, especificamente, Congados e Moçambiques. “Esses registros englobam o que chamamos de Circuito do Rosário de Maria. Acompanhamos grupos que homenageiam Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia, São Benedito, São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, entre outros santos devocionais”, conta.

Os grupos retratados pertencem a Ouro Preto, Mariana, Piedade do Paraopeba (Brumadinho), Serro, Rio Piracicaba, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Dores do Indaiá, Caeté, Betim, Ubá e Belo Horizonte. “O projeto só é possível graças à receptividade das comunidades e suas guardas, que permitem a ‘invasão’ de suas festividades e, prazerosamente, nos oferecem muito carinho e demonstração de fraternidade e amor ao próximo”, destaca Zedu. 

A exposição tem curadoria da consultora de Cultura Mineira, Deolinda Alice dos Santos, e integra a programação da 12ª Semana de Cultura Afro-brasileira e Africana do IFMG – Campus Ouro Preto.

A visitação poderá ser realizada de 27 de novembro a 20 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas. A Galeria Ney Cokda está localizada no IFMG – Campus Ouro Preto, à Rua Pandiá Calógeras, 898, Bauxita, em Ouro Preto.

 

 SERVIÇO
Exposição: "Religiosidade e fé", de Zedu Monte
Curadoria: Deolinda Alice dos Santos
Abertura: 27/11/2018, às 16h30
Visitação: até 20/12/2018
Horário: das 9 às 20 horas, de segunda a sexta-feira
Local: Galeria Ney Cokda (IFMG - Campus Ouro Preto)