Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Faça parte do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE)

publicado: 02/02/2021 08h51, última modificação: 03/02/2021 16h03

O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEE) convida a comunidade escolar, professores e técnicos administrativos para compor o grupo de trabalho que irá conduzir as atividades em 2021. Os interessados têm até o dia 15 de fevereiro para realizar a inscrição.

O NÚCLEO
O NAPNEE é um núcleo de assessoramento que articula as ações de inclusão, acessibilidade e o atendimento educacional especializado. Sua missão é promover a convivência, o respeito à diferença e, principalmente, buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, comunicacionais e atitudinais na instituição e no espaço social mais amplo, de forma a efetivar os princípios da educação inclusiva.
O núcleo foi regulamentado pela Resolução N° 22 de 03 de novembro de 2016.

PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA VAGA
O Núcleo se reúne ordinariamente uma vez por mês e extraordinariamente sempre que for necessário. As principais atribuições dos membros são:
· Propor, discutir e executar ações que promovam a quebra de barreiras de uma forma geral dentro do campi.
· Participação dos processos de construção e adaptação de políticas de acesso a permanência no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, de modo a atender pessoas com necessidade educacionais específicas.
· Assessorar os dirigentes do campi do IFMG nas questões relativas à inclusão de pessoas com necessidade educacionais específicas.
· Elaborar o plano de ações de atendimento do NAPNEE, de acordo com a demanda do campus.
· Participar das comissões que organizam os processos seletivos e exames vestibulares, a fim de orientar a equipe local e os candidatos com necessidades específicas.
· Auxiliar e orientar a instituição na instalação, manutenção e utilização dos equipamentos de tecnologia assistiva.
· Constituir comissão de trabalho para emissão de parecer indicativo de adequações e/ou flexibilização do currículo, metodologias e material didático, após a análise de matrícula de aluno que apresente laudos e outros documentos comprobatórios de necessidades educacionais específicas.
· Cuidar da divulgação de informações sobre os programas de inclusão do NAPNEE.
· Contribuir para que o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMG e os Projetos Pedagógicos de Cursos dos campi contemplem a educação inclusiva e a acessibilidade, conforme a legislação vigente.
· Articular e promover parcerias e convênios, tendo em vista a troca de informações, experiências e tecnologias inclusivas, bem como o encaminhamento para diagnóstico e para o Atendimento Educacional Especializado.

As inscrições estão sendo realizadas por meio do preenchimento do formulário anexo à esta notícia que deve ser enviado até o dia 15 de fevereiro para o e-mail: napnee.ouropreto@ifmg.edu.br

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO (PDF)