Você está aqui: Página Inicial > Notícias > FIREBIRD, Equipe do Curso Técnico de Automação Industrial, participa da competição Fórmula Drone SAE Brasil

Destaques

publicado: 03/10/2018 17h56, última modificação: 17/12/2018 17h45

Entre os dias 06 e 10 de setembro de 2018, a equipe Firebird, formada por alunos do Curso Técnico Integrado de Automação Industrial do campus Ouro Preto, participou da Competição Fórmula Drone SAE Brasil, em Itajubá - MG. O evento foi realizada nas dependências da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI),

O Projeto Fórmula Drone tem por objetivo estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicada à operação de aeronaves de asas rotativas tipo drone, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.O público alvo da Fórmula Drone são alunos e professores de escolas públicas ou particulares do ensino profissional médio técnico.

Firebird 1

Quinze alunos do curso Técnico Integrado de Automação Industrial uniram-se em outubro do ano passado e criaram a equipe Firebird, que tem como foco a construção de drones para participação em competições. Desde então, contando com o apoio da Coordenadoria do Curso de Automação Industrial, CODAAUT. A equipe teve diversos desafios a vencer, desde a gestão de um projeto deste porte à aquisição e construção de dois drones.

Nas palavras do capitão da equipe, Gabriel Toffanetto França da Rocha, "a competição trouxe a nós uma gama imensurável de conhecimentos, a partir da comunicação com as demais equipes, e também da breve conversa com o capitão da equipe Black Bee da UNIFEI. Acredito também que obtivemos maturidade para participar de futuras competições, como a Fórmula Drone 2019, melhorando nossa logística e organização para as mesmas."

Firebird-3Já para a orientadora, Sílvia Grasiella Moreira Almeida, "a experiência dos alunos foi fantástica e a minha também. A ideia foi uma iniciativa dos alunos, que encararam o desafio de colocar um drone para voar sem ter nenhuma experiência prévia nesse sentido. Buscaram patrocínio, apoio técnico, conhecimentos, coragem, tempo e conseguiram. Minha expectativa é que a equipe continue seu trabalho, que é extremamente importante para estimular os alunos em seus estudos e vida profissional futura."