Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Galeria de Arte Ney Cokda recebe a exposição “Pinturas”, de Luiz Lopes
conteúdo

Notícias

Galeria de Arte Ney Cokda recebe a exposição “Pinturas”, de Luiz Lopes

por Tatiana Toledo publicado: 09/05/2019 13h23, última modificação: 09/05/2019 13h29

A Galeria de Artes Ney Cokda do IFMG – Campus Ouro Preto, recebe a partir de segunda-feira, 13 de maio, a exposição “Pinturas”, de Luiz Lopes. A mostra integra a programação de aniversário de 75 anos da Instituição.

Esta é a primeira exposição do artista, servidor técnico-administrativo há 34 anos e que há 25 trabalha com criação visual no IFMG. Autodidata, começou a desenhar aos sete anos de idade, sob influência paterna. “Meu pai percebeu que eu tinha facilidade para desenhar. A partir disso, ele começou a me passar algumas dicas sobre como fazer traços sem o uso de régua e como misturar as cores na paleta para melhor aperfeiçoamento nas pinturas. Naquela época, lembro-me dele dando aulas de desenho artístico em casa. Acredito que essa prática tenha influenciado meu interesse por desenhos e pinturas em telas”, conta Lopes, que não considera sua aptidão para a arte um talento. “É um presente de Deus. Agradeço por esse dom que me foi concedido”.

Visão particular

As cidades históricas, em especial, Ouro Preto, sua cidade natal, são a fonte de inspiração para a exposição do artista, que reproduz em suas telas cenários registrados em fotografias – sua outra paixão - de sua própria autoria. Casario, igrejas e pontos turísticos são retratados sob o olhar de Luiz Lopes, que procura fugir do óbvio. “Telas inspiradas em cartões postais mudam de acordo com a técnica utilizada pelo pintor, porém acabam ficando engessadas, repetitivas. Por isso prefiro fazer minhas próprias fotos, e nelas registro a forma como eu percebo a cidade e seu cotidiano”, explica. Cenários que parecem reais, mas que são na verdade fruto do imaginário do artista, também estão presentes em suas telas.

Haroldo Paiva

Uma parceria profissional de mais de duas décadas com o ex-curador da Galeria de Artes do Campus, professor Haroldo Paiva, morto janeiro deste ano, rendeu a Luiz Lopes um convite da Direção-Geral da Instituição para que expusesse seus trabalhos neste espaço. Na verdade, após cuidar da divulgação das mostras realizadas no local por 22 anos, o artista era incentivado pelo professor a produzir telas para uma exposição que seria realizada ainda em 2019. Na mostra, o público poderá conferir também uma tela em homenagem ao professor.

Visitação

A abertura da exposição “Pinturas” será realizada no dia 13 de maio, às 15 horas. A visitação será até 17 de maio, das 9 às 17 horas. A Galeria de Artes Ney Cokda está localizada na Rua Pandiá Calógeras, nº898, Bauxita, no IFMG – Campus Ouro Preto.

 

SERVIÇO
Exposição: Pinturas, de Luiz Lopes
Abertura: 13/05, às 15 horas
Visitação: Até 17/05
Horário: das 9h às 17h