Você está aqui: Página Inicial > Notícias > GGP promove seminário sobre planejamento e equilíbrio financeiro na próxima quinta, 31/01
conteúdo

Notícias

GGP promove seminário sobre planejamento e equilíbrio financeiro na próxima quinta, 31/01

por Tatiana Toledo publicado: 25/01/2019 08h51, última modificação: 29/01/2019 14h30

A Gerência de Gestão de Pessoas promove na próxima quinta-feira, 31 de janeiro, o Seminário de Planejamento e Equilíbrio Financeiro, destinado aos servidores do Campus Ouro Preto. A atividade, que será conduzida pelo professor voluntário de Matemática Financeira da Instituição, Marcelo Donizeti, ocorrerá no Auditório da Biblioteca, às 9 horas.

De acordo com a coordenadora de Seleção de Pessoal e Qualidade de Vida no Trabalho, Raniely da Silva Pinto, a realização do evento foi motivada pela experiência obtida ao tratar esta temática em encontros do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), realizados em 2015 e 2017, e os relatos positivos de servidores participantes. “O planejamento financeiro é essencial aos servidores que estão em vias de se aposentar, tendo em vista que há uma mudança significativa na remuneração após a efetivação da aposentadoria. Além disso, o resultado de pesquisas que exibem o nível de endividamento da população brasileira nos incentivou a expandir esse debate para toda a comunidade”, explica.

Conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), no ano de 2018 o percentual de famílias endividadas variou de 58,6% a 61,3%, o que mostra que mais da metade da população brasileira esteve endividada durante o último ano. Já o percentual de famílias que não teriam condições de quitar as suas dívidas variou entre 9,2% e 10,3%. “Dessa forma, falar de planejamento e equilíbrio financeiro no primeiro mês de 2019 pode representar uma iniciativa importante para uma mudança nesse panorama, ao menos em nossa realidade”, afirma a coordenadora.

Saiba mais

Marcelo Donizeti de Queiroz é engenheiro de Minas, especialista em Metodologia do Ensino Superior, especialista em Geoestatística, especialista em Engenharia Econômica, mestrando em Engenharia Mineral e especialista em Gestão Contábil-Econômico-Financeira de Empresas. Formado em Teologia para leigos. Foi professor de Mecânica Técnica e Eletrotécnica na Escola Técnica Federal de Ouro Preto e professor de Lavra de Minas na Escola de Minas de Ouro Preto. Atuou como engenheiro nas áreas de Planejamento e Operação de Minas de 1985 a 1998, como gestor econômico-financeiro de 1998 a 2005 e como engenheiro de Planejamento Estratégico de Minas de 2005 a 2014 na VALE. Atualmente, é professor voluntário de Matemática Financeira no IFMG - Ouro Preto e diretor administrativo no Condomínio Retiro do Chalé / Brumadinho - MG. Ministra palestras sobre Direção Preventiva, Gestão de Vida Profissional e Planejamento e Equilíbrio Financeiro.