Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Hoje é dia de Ciência: conheça 2 protótipos de robôs de exploração criados no IFMG
conteúdo

Notícias

Hoje é dia de Ciência: conheça 2 protótipos de robôs de exploração criados no IFMG

publicado: 06/02/2020 14h20, última modificação: 07/02/2020 08h35

A 1ª Semana de Automação Industrial fechou o ano de 2019 com a apresentação de 12 projetos realizados pelos alunos do terceiro ano do curso técnico integrado em Automação Industrial do Campus Ouro Preto. Os professores Paulo Raimundo Pinto e Sílvia Grasiella Moreira Almeida foram os orientadores dos protótipos elaborados pelos estudantes a partir dos conhecimentos adquiridos ao longo de todo o curso. 

Acompanhe, nas próximas semanas, no site e em nossas redes sociais, um especial que irá apresentar cada um dos projetos desenvolvidos e apresentados pelos alunos no evento. 

Hoje você vai conhecer dois protótipos de robôs de exploração que foram feitos por alunos do IFMG Ouro Preto. 

1 - OXUM

 Oxum

Já imaginou um robô, navegando sobre um rio, que fosse capaz de obter dados essenciais para a vida na água como temperatura, oxigênio, umidade entre outros? Tudo isso comandado por um aplicativo e com um baixo custo! Este é o OXUM!

Os alunos Lauro Gomes, Adriano Júnior, Fernanda Campos e Luiz de Carvalho foram os criadores do protótipo que pretende mapear rios e lagos. Inspirado no Street View, sua função é recolher imagens e amostras de água que serão úteis para mapear temperatura, umidade do ambiente, nível da água, oxigenação entre outras coisas essenciais para a vida aquática. Esse banco de dados servirá para que pesquisas possam ser feitas, principalmente em questões geográficas. Além de um dispositivo inspirado num barco com leme e tudo mais, o projeto conta ainda com um aplicativo que atuará coletando dados do rio. 

 

2 - VÊNUS

 Vênus

Explorar outros planetas é algo que habita o imaginário do ser humano. A NASA lançou em 2011 o robô Curiosity, que faz até hoje pesquisas em Marte e com funções semelhantes de exploração, um grupo de alunos do campus criaram o Vênus.

O Vênus é um robô de exploração que foi desenvolvido pelos alunos Altamiro Neto, Breno Ribas, Gabriel de Oliveira, Tarcísio Soares e Yan Silva. Um veículo que terá os trabalhos de sensor de som, câmera, microfone e fone para que além da compreensão do espaço, seja possível também estabelecer comunicação.  Um aplicativo faz a comunicação com o veículo podendo receber e coletar os dados e principalmente controlar o robô enviando comandos a partir do dispositivo móvel.

Clique aqui para conhecer outros quatro trabalhos feitos pela turma, que trabalham a inclusão através da tecnologia.