Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG abre inscrições para Processo Seletivo do 2º semestre de 2019
conteúdo

Notícias

IFMG abre inscrições para Processo Seletivo do 2º semestre de 2019

publicado: 06/05/2019 09h32, última modificação: 06/05/2019 09h44

 

Estão abertas, a partir desta segunda-feira, 6 de maio, o período de inscrições para o Vestibular 2019/2º semestre do IFMG. Neste processo seletivo, estão abertas 406 vagas, distribuídas em 14 cursos, sendo nove técnicos e cinco superiores. As oportunidades de formação profissional são para os campi de Bambuí, Congonhas, Ibirité, Governador Valadares, Ouro Preto e Ribeirão das Neves.

Em Ouro Preto, para ingresso nos cursos técnicos, há opções para a modalidade subsequente, ou seja, para quem já concluiu o Ensino Médio. Para esses cursos, a seleção será constituída de prova objetiva, marcada para 16 de junho. Já o ingresso nos cursos de graduação ocorre com a utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O IFMG não aplica provas neste caso. Para concorrer às vagas, o candidato tem que ter feito uma das três últimas edições do exame (2018, 2017 ou 2016).

Do total de vagas ofertadas, 50% estão reservadas à inclusão social pelas ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o Ensino Médio/Ensino Fundamental em escolas públicas, respeitando a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do IBGE. Os outros 50% são destinados à ampla concorrência.

Quem for concorrer a um dos cursos técnicos, deverá apresentar, no dia da prova, o documento de identificação com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que informa o local e horário de realização do exame. Esse documento ficará disponível no sistema de inscrições a partir de 29 de maio.

Inscrições

Os interessados em se inscrever devem acessar a página do Vestibular a partir do dia 6, ler os editais e seguir os passos para efetuar a inscrição, que poderá ser realizada até 23 de maio. Durante o processo, será preciso fornecer dados pessoais e documentos como RG e CPF. Ao final do preenchimento, o candidato emitirá a Guia de Recolhimento da União (GRU) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios. A taxa de inscrição é o único custo para ingresso no IFMG, já que os cursos ofertados são gratuitos. No entanto, quem precisar solicitar isenção do valor deve ficar atento ao prazo, que vai até 15 de maio.

Cursos e vagas no Campus Ouro Preto

Cursos de graduação:

Tecnologia em Gestão da Qualidade - 18 vagas

Cursos técnicos subsequentes:

Técnico em Segurança do Trabalho - 36 vagas

Técnico em Edificações - 25 vagas

 

Editais

Atenção, candidato! Para participar do Processo Seletivo 2019/2 é necessário ler o EDITAL DE NORMAS GERAIS e o EDITAL ESPECÍFICO do tipo de curso ao qual você deseja concorrer (técnico ou superior).