Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Ouro Preto abre seu primeiro curso de Mestrado

IFMG Campus Ouro Preto abre seu primeiro curso de Mestrado

publicado: 08/09/2021 15h05, última modificação: 08/09/2021 15h05

Por Profa. Dra. Caroline Delpupo, coordenadora do PROFGEO/IFMG

O Instituto Federal de Minas Gerais, campus Ouro Preto, tem a satisfação em anunciar a abertura do primeiro Programa de Pós-Graduação stricto sensu da instituição, que aloca o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia (ProfGeo).

Seu corpo docente é formado sobretudo por servidores da Coordenadoria de Geografia (CODAGEO) e de outros seis campi do IFMG – Bambuí, Betim, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Santa Luzia e Ouro Branco. O curso é oferecido em Rede Nacional e, portanto, o IFMG representa uma das Instituições Associadas, das nove IES do país, são elas: Instituto Federal de Brasília (IFB), Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – figura ao lado. A UFSM é a instituição principal e organiza o processo seletivo deste ano.

O professor Reginato Fernandes – diretor do campus – ressalta que “a proposição deste mestrado, junto à CAPES, foi fomentada e fortemente defendida pelo Campus Ouro Preto, por entender que o mesmo atende à uma demanda regional reprimida na formação continuada de docentes da rede pública”.

Além disso, a supervisora de Pós-Graduação da Diretoria de Pesquisa, Inovação, Pós-Graduação e Extensão do campus (Dippe), a servidora Dra. Geralda Pena, destaca que “o curso representa um passo muito importante para o IFMG Campus Ouro Preto, que amplia a sua atuação para a Pós-Graduação stricto sensu, já que nossos cursos de pós-graduação são todos, atualmente, latu sensu”.

Por fim, o professor Dr. Venilson Fonseca, um dos idealizadores da proposta, destaca que “desde a abertura do curso de Licenciatura em Geografia no Campus, em 2008, já havia pretensões de que construir caminhos para a criação de um programa de pós-graduação”. O professor salienta ainda que o curso “busca atender à lei que constitui os Institutos Federais brasileiros no que diz respeito à integração e a verticalização da educação básica à educação profissional e superior, otimizando a infraestrutura, os quadros de pessoal e os recursos de gestão. Desta maneira, ao aliar a estrutura e recursos humanos já existentes na Licenciatura, a abertura do Mestrado possibilita ao IFMG como um todo e ao Campus Ouro Preto, em particular, dar um grande passo para se firmar como uma Instituição sólida e territorialmente inserida em seu arranjo produtivo da Região dos Inconfidentes”.

O curso faz parte de uma política pública voltada para o fortalecimento da educação básica brasileira, o Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública da Educação Básica (PROEB/CAPES). É voltado, portanto, para docentes das redes de ensino pública e privada, nos níveis de ensino fundamental e médio e dispõe de bolsas de estudo para servidores docentes efetivos da rede pública do país.

A primeira turma está prevista para ter início em março de 2022. Os ingressantes deverão ser aprovados no Exame Nacional de Acesso (ENA), cujas inscrições já se encontram abertas e vão até o dia 11 de outubro de 2021.

Maiores informações, acesse:

Sobre o curso: https://profgeo.ifmg.edu.br/
Sobre a seleção: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/editais/045-2021/

Ou ainda, entre em contato pelo e-mail: profgeo@ifmg.edu.br

Siga o curso nas redes sociais:

Instagram: @profgeo_mestrado
Facebook: @Mestradoprofgeo