Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG - Campus Ouro Preto e UFOP dão início a projeto de extensão destinado a moradores do distrito de Antônio Pereira
conteúdo

Notícias

IFMG - Campus Ouro Preto e UFOP dão início a projeto de extensão destinado a moradores do distrito de Antônio Pereira

publicado: 19/04/2021 17h30, última modificação: 19/04/2021 18h31

Será realizada na noite desta segunda-feira, 19 de abril, a reunião de abertura do projeto "UFOP e IFMG de mãos dados com o Pereira". A parceria entre as duas instituições pretende  promover ações de extensão para a comunidade do distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto.

O projeto está entre os contemplados pelo edital interinstitucional firmado entre IFMG, UFOP, UFMG e UFV. A proposta será custeada com recursos da Vara do Trabalho de Ouro Preto e do Ministério Público do Trabalho, provenientes de multas trabalhistas decorrentes do rompimento da barragem da Samarco. 

Participam da reunião que marca o início das atividades o diretor-geral do Campus Ouro Preto, Reginato Fernandes dos Santos, a reitora da UFOP, Cláudia Marliére, servidores envolvidos no projeto, além de representantes de entidades do distrito.

O projeto

As atividades a serem realizadas no distrito contemplam as principais demandas da comunidade, coletadas em conjunto com a mineradora Samarco. O projeto conta com três ações:Curso profissionalizante de panificação e quitandas”, com a professora Cristiana Santos Andreoli, do curso de Gastronomia do Campus Ouro Preto; "Pereira.LAB!", que promoverá cursos de informática e robótica para os moradores, com a participação dos servidores do Campus Sílvia Grasiella Almeida, André Luis Barroso, Viviane de Paula Silva e Hugo Rafael Gomes; e "Acalento - grupo de cuidado e acolhimento de Antônio Pereira", com o professor Aisllan Diego de Assis, do curso de Medicina da UFOP. Para a definição destas ações, colaboraram instituições e órgãos públicos do distrito.

O diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Hugo Gomes, que integra o time de servidores que vão atuar no projeto, comenta que a participação do Campus se deu a partir de um convite para unir forças e lapidar ideias para se chegar até este resultado. Ele comenta, também, a satisfação em fazer parte desta ação: "É um orgulho representar o Campus Ouro Preto em ações e projetos que demonstram o nosso papel social e educacional na comunidade de Antônio Pereira, em parceria com outra grande instituição, que é a UFOP. Estamos muito animados!"