Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG - Campus Ouro Preto participa de Plano de Apoio à Diversificação Econômica do município
conteúdo

Notícias

IFMG - Campus Ouro Preto participa de Plano de Apoio à Diversificação Econômica do município

por Tatiana Toledo publicado: 19/11/2021 18h20, última modificação: 19/11/2021 18h20

Servidores do IFMG - Campus Ouro Preto envolvidos nas discussões do Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE) do município se reuniram na manhã desta sexta-feira (19). 

O encontro, organizado pela Diretoria de Extensão, teve o intuito de realinhar a participação da instituição neste momento em que os indicadores e a priorização das ações de cada eixo do Plano estão sendo definidos.  

O PADE tem a proposta de identificar as potencialidades dos municípios de Mariana e Ouro Preto para, assim, propor um sistema de gestão e decisão local que viabilize alternativas de desenvolvimento econômico para a região. Participam do grupo de trabalho representantes do poder público, entidades representativas do setor produtivo e organizações da sociedade civil. A iniciativa tem patrocínio da empresa Samarco.

O Plano prevê o mapeamento de potencialidades nos seguintes eixos: Agricultura, Aproveitamento de Rejeitos, Empreendedorismo, Turismo e Tecnologia e Inovação. 

Segundo Elisângela Mendes, consultora da Plan Soluções, empresa contratada pela Samarco para conduzir o Plano nas cidades de Ouro Preto e Mariana, foram levantadas também ações já existentes. Com isso, a intenção é somar esforços ao integrar essas iniciativas, evitando-se, assim, a sobreposição de ações em um mesmo território.

“Estamos, agora, na parte estratégica do Plano, levantando indicadores e priorizando ações a serem desenvolvidas pelo grupo em cada eixo. O IFMG participa desde a primeira etapa, apoiando diversos eixos e reuniões, com atuação extremamente ativa e efetiva para o desenvolvimento de todo esse processo”, destaca a consultora.

A expectativa, segundo o diretor de Extensão, Hugo Gomes, é de que o campus possa contribuir em todos os eixos que compõem o PADE. Para o diretor, é importante que o IFMG - Campus Ouro Preto apoie o município neste processo de diversificação da economia, tendo em vista o potencial de desenvolvimento de Ouro Preto para além do eixo mineral: “A instituição conta com um corpo técnico e docente qualificado, que está capacitado para estar próximo da comunidade de Ouro Preto e oferecer suporte na solução de problemas e na busca por oportunidades, contribuindo tecnicamente para a tomada de decisões no município”.

Histórico

A instituição integra o PADE desde março de 2021, quando foi apresentado o Diagnóstico de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto ao campus. Na sequência, foi realizado o primeiro Fórum de Diversificação Econômica de Ouro Preto, em junho, que contou com a participação de servidores do Campus Ouro Preto nos cinco eixos temáticos do estudo: Inovação e Tencologia (Hugo Gomes e Silvia Almeida); Turismo (Cristiana Andreoli e Letícia Pierre); Agricultura (Cláudio Vita); Aproveitamento de Rejeitos (Ana Vieira e Ariana Almeida) e Empreendedorismo (Reginato Fernandes, Leila Carvalho e Sebastião Nepomuceno). Posteriormente, foram realizados outros três fóruns.

Participação

A participação no PADE é aberta a todos os servidores do Campus Ouro Preto. Os interessados em integrar o grupo de trabalho devem manifestar seu interesse à Diretoria de Extensão.