Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG - Campus Ouro Preto promove 14ª Semana de Ciência e Tecnologia de 19 a 22 de outubro
conteúdo

Destaques

IFMG - Campus Ouro Preto promove 14ª Semana de Ciência e Tecnologia de 19 a 22 de outubro

publicado: 14/10/2021 15h43, última modificação: 18/10/2021 18h27

 Sem dúvidas, a pandemia da Covid-19 acelerou reflexões importantes acerca da forma como a sociedade se interconecta, colocando ainda ainda mais em evidência as relações entre produção de ciência, saúde e educação.

Nesse sentido, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia vai discutir, em 2021, “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. O IFMG - Campus Ouro Preto, por sua vez, seguirá a temática escolhida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), mas o complementa, trazendo uma perspectiva humana e social para o evento.

De 19 a 22 de outubro, estudantes, servidores e toda a comunidade poderão participar de uma série de atividades on-line que integram a programação. Mesas-redondas, oficinas, minicursos, apresentação de projetos de pesquisa, extensão e ensino, além de mostra de trabalhos acadêmicos desenvolvidos por servidores e estudantes são algumas opções que pretendem mobilizar a população em torno de debates relevantes.

 

Mesas-redondas

Para acompanhar ao vivo os debates promovidos pela Semana de Ciência e Tecnologia, basta acessar o canal do Campus Ouro Preto no Youtube. No entanto, os interessados em obter certificação devem se inscrever e acompanhar a atividade pelo site do evento.

Confira os temas:

Os ODS nas discussões sociais - A abertura do evento contará com a participação da Dra Graça Maria Borges de Freitas, Juíza Titular da Vara do Trabalho de Ouro Preto, que vem promovendo uma nova forma de se realizar e enxergar a liberação de recursos que tragam impacto real na comunidade atingida tanto pelo desabamento da Barragem do Fundão, quanto pela Covid-19. 

O debate terá também a presença do professor Dr. Aisllan Diego de Assis (UFOP), que coordena, com a colaboração do professor Hugo Nogueira Gomes, do Campus Ouro Preto, o projeto “De Mãos Dadas com o Pereira”. Para completar esta conversa, o diretor-geral do Campus, Reginato Fernandes do Santos, conduzirá uma discussão sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Enfrentando a pandemia da COVID-19 com Ciência e Tecnologia no IFMG campus Ouro Preto - O segundo dia de evento vai reunir alguns coordenadores de projetos que têm o objetivo de enfrentar a pandemia com extensão e ciência, levando à comunidade informações sobre saúde, alimentação, ocupação de leitos, além de produzir equipamentos e materiais de ensino para continuar combatendo os efeitos da pandemia da Covid-19 na população local.

Esta mesa será composta pelos seguintes servidores do Campus Ouro Preto: os professores Cristiana Santos Andreoli, Jairo Rodrigues da Silva e Marcos Rocha Dias, além do técnico-administrativo Guilherme de Oliveira Walter. 

Memória Culinária de Ouro Preto - Para este debate, foram convidadas as autoras do livro Memória Culinária de Ouro Preto, tema que une história, cultura, gastronomia, dentre outras áreas. 

Com mediação da professora do curso de Gastronomia do Campus Ouro Preto, Letícia Terrone, a conversa contará, ainda, com a presença das professoras Maria Tereza de Freitas, Simone de Fátima Viana da Cunha e Olívia Maria de Paula Alves Bezerra. 

Tomadas de decisão nas Engenharias de Grandes Obras - No encerramento do evento, um debate mediado pelo Professor Felipe Laffiti (Campus Ouro Preto) terá a participação de professores de Engenharia de diferentes áreas, entre eles, Aloysio Portugal Maia Saliba (UFMG) e Carlos Barreira Martinez (Unifei).

O objetivo é debater a complexidade do dia a dia dos engenheiros responsáveis por grandes obras, e como elas impactam o meio ambiental, social e econômico de uma sociedade.

QUERO ME INSCREVER!

 

Oficinas e minicursos

Para participar destas atividades, é necessário se inscrever gratuitamente no site do evento. As vagas são limitadas. 

Confira os temas de oficinas e minicursos gratuitos oferecidos por servidores do Campus:

  • Atividades lúdicas aplicadas ao ensino de física

  • Introdução à identificação macroscópica de rochas e minerais no contexto da Geologia de Minas Gerais

  • Análise qualitativa de solos utilizando a Cromatografia de Pfeiffe

  • Conhecimento científico e estruturas elementares de um relatório de trabalho de pesquisa



Eventos paralelos

VI Ciclo de Debates de Teses e Dissertações - Em sua 6ª edição, o evento tem o intuito de possibilitar a divulgação das teses e dissertações defendidas pelos servidores do IFMG - Campus Ouro Preto, no sentido de potencializar a reflexão e o debate sobre os temas, por meio do diálogo sobre as pesquisas desenvolvidas em diferentes campos de conhecimento.

Acesse aqui a programação completa do evento.

Conhecimento em um minuto - 

A ação, desenvolvida pela Comunicação Social em parceria com a DIPPE, está em sua 2ª edição e tem como foco a divulgação das produções de pesquisa, extensão e ensino do campus, além de pesquisas de TCC, Mestrado ou Doutorado realizados pelos servidores. Coordenadores e bolsistas são desafiados a gravar vídeos de até 60 segundos explicando os projetos dos quais fazem parte, de modo que todo o público possa compreender o conteúdo. 

Neste ano, cada projeto vai ganhar uma publicação em texto no site institucional, complementando o que foi apresentado no vídeo. Além disso, os vídeos serão divulgados em uma playlist no Youtube do campus e submetidos ao voto popular. Assim, o que receber o maior número de curtidas, será premiado. Serão consideradas as curtidas realizadas até as 13 horas de 22/10/2021.

Mostra de Trabalhos Acadêmicos do Curso de Geografia do IFMG 2021 - Apresentações de monografias em andamento; apresentação de monografias por discentes egressos; e palestra sobre a temática.

 

Semana solidária

A Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Ouro Preto é solidária e, neste ano, apoiará o Lar São Vicente de Paulo com doações realizadas por meio de QRCode disponível no site do evento. 

 

Site do evento

Além do site de inscrições, é possível conferir mais detalhes sobre as atividades e acessar os conteúdos audiovisuais produzidos para promoção e realização do evento no seguinte endereço: https://semanact.ouropreto.ifmg.edu.br/

 

QUERO ME INSCREVER!

 

 

Colaboração: Professora Sílvia Almeida