Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG - Campus Ouro Preto promove 15ª Semana de Ciência e Tecnologia

IFMG - Campus Ouro Preto promove 15ª Semana de Ciência e Tecnologia

publicado: 01/02/2023 11h43, última modificação: 02/02/2023 09h40

O IFMG - Campus Ouro Preto irá realizar, de 6 a 10 de fevereiro, sua 15ª Semana de Ciência e Tecnologia. O evento pretende mobilizar a comunidade acadêmica e externa em torno de temas e atividades ligadas à ciência e tecnologia, incentivando a inovação, a criatividade e o conhecimento científico.

Embora seja habitualmente realizada  em outubro, a edição 2022 ocorrerá em data diferente da usual. O adiamento se deu em razão de férias escolares no Campus, bem como pela série de eventos represados em virtude da pandemia e que foram realizados no período em que geralmente a Semana ocorre em todo o país.

A Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Ouro Preto é uma iniciativa coletiva que resulta de proposições que partem não apenas da comissão organizadora, mas também da própria comunidade acadêmica, que é incentivada a construir a programação do evento.

Bicentenário da Independência

O tema proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em 2022 foi o “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil", em homenagem aos 200 anos da Declaração da Independência. “Quando recebemos a temática, consideramos-na bem conservadora. Comemorar 200 anos de ciência, tecnologia e inovação, afinal, são mesmo 200 anos?”, indaga a professora Sílvia Almeida, que preside  comissão organizadora.

Assim, atuando a partir da necessidade de enxergar por novos olhares e proporcionar novas concepções, os debates propostos pelos organizadores do evento visam esclarecer o fato de que a tecnologia e a ciência são mais amplas do que algumas definições que não raramente são associadas a elas. “A tecnologia e a ciência são mais do que algo ligado à eletrônica e à informática, são ferramentas para resolução de problemas. É o conhecimento concebido por prática. O que são saberes práticos e ancestrais, se não ciência e tecnologia que existem há séculos, anteriores a 200 anos atrás? É importante estarmos nesse movimento eletrônico, e dar valor a isso, mas sem nos esquecer do significado amplo da tecnologia”, reflete Sílvia.

Programação

Mais de 40 atividades estarão à disposição do público ao longo de toda a semana, nos períodos da manhã, tarde e noite. Debates, minicursos, palestras, oficinas, lançamentos de livros, mostras de projetos, além de cinco eventos paralelos, compõem a programação. Haverá emissão de certificados de participação mediante inscrição prévia.

O que há de novo?

Uma das novidades desta edição é a participação de estudantes na organização do evento: Felipe Paulo Pereira, do curso técnico em Mineração, e Josué da Silva Fernandes, da especialização em Gestão e Conservação do Patrimônio Cultural

Outra ação inédita é a inclusão de debates direcionados para estudantes. A dinâmica da atividade proposta pelos professores Alice Yoko Horikawa, Paulo Ricardo Moura da Silva e Solange Rodrigues (CODALIP) consiste na exibição de vídeos produzidos pelos próprios estudantes, seguida de debate. O propósito é promover a cultura da discussão, com base em argumentos, no Campus Ouro Preto.

Por fim, o Ambiente de Inovação - projetado para sediar a concepção de novos projetos ligados à ciência e à tecnologia - configura mais uma novidade desta edição. O espaço, que ainda não foi inaugurado, será palco de algumas atividades da programação. O local surgiu da união de diversos projetos e foi concebido para uso de toda a comunidade interna e externa. Conta com um acervo de ferramentas e equipamentos diversos para possibilitar a materialização de ideias inovadoras. “Esse é um momento de ocupação desse espaço, e o evento terá um papel muito importante para isso”, afirma Silvia.

Semana solidária

A Semana de Ciência e Tecnologia do Campus Ouro Preto é solidária e, neste ano, apoiará o Lar São Vicente de Paulo. As doações, que não são obrigatórias, podem ser entregues na portaria principal do Campus Ouro Preto. Confira os ítens de maior necessidade do Lar:

• Canjiquinha

• Chá (Mate, hortelã, Camomila, Cidreira...)

• Extrato de Tomate

• Sardinha

• Copo descartável

Inscrições

Todas as atividades da Semana de Ciência e Tecnologia são presenciais e gratuitas. Para mais informações sobre a programação e inscrições, acesse o site do evento.

INSCREVA-SE: http://semanact.ouropreto.ifmg.edu.br