Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG Campus Ouro Preto promove formatura de mais de 400 alunos

IFMG Campus Ouro Preto promove formatura de mais de 400 alunos

por Hugo Pereira publicado: 09/04/2018 17h41, última modificação: 27/08/2018 20h40

O IFMG realizou nos dias 5 e 6 de abril, no ginásio poliesportivo do Campus  Ouro Preto, as Solenidades de Formatura dos Cursos Técnicos e Superiores. Ao todo, 451 alunos receberam os simbólicos canudos, sendo eles 297 dos Cursos Técnicos Integrados de Administração, Automação Industrial, Edificações, Metalurgia e Mineração. 112 dos Técnicos Subsequentes de Edificações, Metalurgia, Mineração, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. E 42 dos Cursos Superiores de Tecnologia em Conservação e Restauro, Licenciatura em Física, Licenciatura em Geografia e e Tecnologia em Gastronomia.

Nas ocasiões a mesa de honra foi formada pela Diretora Geral do Campus Ouro Preto, professora Maria da Glória dos Santos Laia, o diretor de ensino, professor Venilson Luciano Benigno Fonseca, o paraninfo das turmas, professor Ronaldo Rebert Bayão Toffolo representado pelo professor Orimar dos Reis. Na quinta os patronos de curso foram os professores: Sandra Maciel de Edificações, Silvia Araújo de Meio Ambiente, Orimar dos Reis de Metalurgia, Gilvânia Alves de Mineração, Sérgio Neto de Segurança do Trabalho, Denise Ziviani de Física, Asdrúbal Senra de Gastronomia e Elizene Ribeiro de Geografia. Na sexta os patronos dos cursos foram os professores: Sebastião Nepomuceno de Administração, Hugo Rafael Nogueira Gomes de Automação Industrial, Adriano Pinto Gomes de Edificações, Rhelman Rossano Urzêdo de Queiroz de Metalurgia e Lucas Carvalho Coelho de Mineração.

Discurso MayraA formanda do Curso Superior de Licenciatura em Geografia, Mayra Kíssilla Gomes Matias,  relembra em seu discurso as dificuldades enfrentadas até a formatura e vislumbra os enfrentamentos do futuro. "Eu sei que muitos de nós estão aqui se perguntando o que farão agora. Humilde e ousadamente, respondo: agora fazemos parte de um seleto grupo de homens e mulheres que tem como responsabilidade não retroceder, olhar para frente sem intimidar com os obstáculos que nos cercam". Ela também fala da importância dos familiares nessa caminhada. "Nas aulas tivemos exemplos de grandes pesquisadores, intelectuais para nos influenciar. Porém minha maior inspiração vem de uma fascinante mulher. Minha mãe, que nunca deu qualquer ideia de que eu não poderia fazer ou ser o que quisesse. Ela enchia nossa casa com amor, livros, alegria, que incentivava minhas curiosidades mais simples, que foi incansável em seus esforços para me dar exemplo. Obrigada mãe."

Discurso Júlia Martins Júlia Elice Nunes Martins, formanda do Curso Técnico Integrado de Mineração, em seu discurso fala do amadurecimento em que ela e os outros formandos dos Cursos Técnicos Integrados, que estão na faixa dos 18 anos. "Medo, fraqueza e desespero foram sentimentos que fizeram parte de muitos dias dessa rotina tão cansativa. Deparamo-nos com vários colegas desistindo no meio do caminho, mas nós fomos fortes, continuamos e aqui estamos formando! Vencemos! Chegamos em uma etapa da vida que a responsabilidade, mais do que nunca, bate à porta e não podemos nos permitir não abri-la". Ela agradece aos professores do IFMG Campus Ouro Preto, "gratidão a todos os professores, os nossos mestres. O conhecimento passado por cada um de vocês foi de extrema importância para essa realização. Obrigada por ampliar a nossa visão do mundo". Com um pouco de nostalgia e saudade, Júlia diz dos momentos que serão relembrados por esses jovens adultos. "Gratidão por todos os momentos que ficaram, sem dúvidas, guardados na memória de cada um de nós. Cada coxinha e risole da tia vão deixar uma grande saudade! Sem contar o pãozinho de um real. Os momentos descontraídos com uma música de fundo no bosque. As fotos do quadro que lotavam nossas galerias. Cada risada, cada mico, cada bronca. A forma de imitar carinhosamente alguns professores e a zoeira entre os amigos, de diversas personalidades e características serão, eternamente, guardados por nós."

registrado em: ,