Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG oferta palestra sobre uso de impressora 3D na fabricação de joias
conteúdo

Destaques

IFMG oferta palestra sobre uso de impressora 3D na fabricação de joias

publicado: 15/04/2019 12h14, última modificação: 24/04/2019 10h22

ATENÇÃO: comunicamos o cancelamento da palestra por motivo pessoais do palestrante. Nova data será informada oportunamente.

 

******

O IFMG – Campus Ouro Preto vai oferecer, no dia 24 de abril, às 19 horas, no Auditório Central, a palestra “Impressora 3D: Inovação e Empreendedorismo no Arranjo Produtivo Local da Joalheria em Ouro Preto”, com Jonas Fitz, professor de Joalheria e criador do site e canal “Joalheiros de Valor”. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade, em especial, joalheiros, artesãos, lojistas e interessados no tema. 

 

A palestra vai falar sobre as vantagens de se utilizar a impressão 3D para a fabricação de joias e mostrar como é possível aumentar o lucro, a produção e também o refinamento das peças elaboradas. SegundoFitz, não importa se o profissional é novo no mercado ou se é joalheiro com anos de experiência, já que a impressora é útil tanto para quem busca resultados mais rápidos ou mesmo para incrementar um negócio já existente.

A ação marca o início das atividades de um projeto realizado em parceria pelas áreas de Joalheria, Automação Industrial e Metalurgia do Campus Ouro Preto, com participação dos professores Benedito Devêza, Paulo Pinto e Jorge Ney, por meio do qual foi possível adquirir duas impressoras 3D pela Instituição. O próximo passo será a oferta de cursos presenciais e a distância para ensinar o manuseio dessas ferramentas.

 A proposta, segundo o professor Benedito Devêza, é agregar conceitos e fomentar os suportes tecnológicos que abranjam a cadeia produtiva local de Ouro Preto. “Há muitos anos a área de Joalheria do Campus participa desta história, ao ofertar o curso Técnico em Joalheria na modalidade EJA, 12 anos atrás, e recentemente, ao promover vários cursos de Formação Inicial e Continuada nas áreas da Gemologia, Lapidação, Design de Joias e Ourivesaria Artesanal. Muitos projetos de extensão foram implementados, interferindo positivamente na preservação e conservação dos bens materiais e imateriais de nossa cultura, além de abertura de possibilidades de trabalho e renda para população em Ouro Preto”, ressalta.

Para o professor, todos aqueles que se interessam por joalheria, artefatos de metais, de inovação tecnológica e anseiam por novas oportunidades de trabalho e negócios, têm motivos suficientes para estarem presentes na palestra. “As oportunidades surgem, as possibilidades operam e depende de você estar no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas”, reforça.

Sobre o palestrante

Jonas Fitz nasceu em Soledade (RS), a “Capital das Pedras Preciosas”. Filho de Ourives, aprendeu a profissão logo cedo e antes dos 10 anos de idade já fazia suas primeiras peças. Aos 18, iniciou sua jornada como professor de joalheria no Senai e no Centro Tecnológico de Pedras Gemas e Joias do Rio Grande do Sul. Foi no Centro Tecnológico que, há mais de 10 anos, teve seu primeiro contato com Impressoras 3D para Joalheria. Foi aí que todos os conhecimentos se fundiram: joalheria tradicional, lapidação de pedras, impressão 3D e Fundição por cera perdida. Esses conhecimentos deram a oportunidade de entrar na Joalheria 3D quando ela estava começando a acontecer no Brasil. Ao longo de sua Jornada, cria joias exclusivas, presta assessorias e ministra aulas no segmento joalheiro. Em 2016, participou de um projeto de Cooperação entre Brasil e Argélia. Através do Ministério das Relações Exteriores, Jonas Fitz ministrou aulas de Joalheria e Lapidação em Tamanrasset, cidade Argelina no continente africano.

 

SERVIÇO
Palestra: 
Impressora 3D: Inovação e Empreendedorismo no APL (Arranjo Produtivo Local) da Joalheria em Ouro Preto
Data: 24/04/2019
Horário: 19 horas
Palestrante: Jonas Fitz (Soledade/RS) - Professor de Joalheria e criador do Site/Canal “Joalheiros de Valor”         
Local: IFMG - Campus Ouro Preto (Auditório Central) - Rua Pandiá Calógeras, 898, Bairro Bauxita - Ouro Preto – MG
Evento gratuito