Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IV CONAN Campus integra, de forma pioneira, a organização do I Simpósio Nacional de Gastronomia

publicado: 16/07/2019 14h37, última modificação: 18/07/2019 09h24

Pela primeira vez desde que foi implantado, o curso de Tecnologia em Gastronomia do Campus Ouro Preto teve a oportunidade de participar da organização do I Simpósio Nacional de Gastronomia, ocorrido no final de maio. O evento integrou o IV Congresso Nacional de Alimentos e Nutrição (Conan), coordenado pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

A equipe do IFMG trabalhou o tema “Ciência, Cultura e Modismo”, vertente que também norteou toda a programação geral prevista no congresso. De acordo com a nutricionista e professora do tecnólogo em Gastronomia do campus, Letícia Terrone Pierre, a participação do Instituto oportunizou o envolvimento dos alunos com a pesquisa em um evento de grande porte.

Pierre acrescenta que a ação enriquece o nome da graduação e reitera a importância de fazer ciência. “O curso tem como base ensino, pesquisa e extensão. Não é só o ensino. Muitas pessoas acham que é só prática – a cozinha em si –, mas tivemos a chance de mostrar que vamos além, que sabemos fazer ciência”, enfatiza Letícia, que também foi a responsável pela coordenação do simpósio.

Atividades do IFMG no simpósio

A programação contou com mesas redondas e palestras como “Ferramentas gastronômicas na promoção da saúde”, “O uso de ervas e especiarias na prevenção de doenças crônicas por meio da técnica dietética”, “Gastronomia e Hospitalidade”, “Azeite: origem, processamento e degustação”, “Biodiversidade para alimentação e nutrição” e “Vinificação em tintos, brancos e espumantes”.

Com foco em Gastronomia, foram organizadas duas oficinas: uma de Cozinha Mineira, promovida pelo professor Asdrúbal Vieira Senra; e outra de Cozinha Italiana de Imigração, conduzida pela professora Ana Paula Dela Piazza.

A pesquisa, que permeou a essência do evento, pôde ser trabalhada por meio de temas livres e pôsteres – como “Nutrição Clínica, Nutrição Básica Experimental e Gastronomia”, “Alimentação Coletiva e Gastronomia” e “Saúde coletiva e ciência dos alimentos” –, os quais contaram com a apresentação de alunos do curso no campus. Os estudantes participaram como monitores, auxiliando também nas oficinas e na organização do congresso como um todo.

Além da professora Letícia, atuaram na organização e na mediação do simpósio os docentes do curso de Gastronomia do campus, Luanda Batista Demarchi, Cristiana Santos Andreoli, Cristiano Nogueira Trombini e Asdrubal Vieira Senra.

O IV Conan englobou, ainda, o VII Congresso Mineiro de Alimentação e Nutrição, o I Congresso de Pós-Graduação em Alimentação e Nutrição e o I Simpósio Nacional de Ciência de Alimentos.

Fotos do evento: Pablo Henrique da Silva Bessa