Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Jair Inácio é tema de exposição na Galeria de Arte do IFMG – Campus Ouro Preto

Jair Inácio é tema de exposição na Galeria de Arte do IFMG – Campus Ouro Preto

Mostra sobre o artista mineiro, considerado um dos principais restauradores e conservadores do país, integra programação do 1° Colóquio do NEALUMI
publicado: 04/12/2017 13h36, última modificação: 03/09/2018 18h16

A Galeria de Arte Ney Cokda do IFMG – Campus Ouro Preto abre nesta quarta-feira, 6 de dezembro, a exposição “Jair Inácio: o patrimônio em Minas Gerais”, com destaque para o trabalho do artista mineiro, reconhecido por sua relevante contribuição à preservação do patrimônio histórico e artístico nacional. A mostra integra o 1º Colóquio do Núcleo de Estudos da Arte Luso-Mineira (Nealumi) e contará com telas, documentos e fotos pertencentes aos acervos pessoais de Edson Toledo, Elias Layon e Zenith Inácio (Zinha).

Para Alex Bohrer, professor de história do Campus e um dos curadores da exposição, Jair Afonso Inácio pode ser considerado o maior restaurador do Brasil. “O artista, nascido em 1932, foi um típico autodidata: falava fluentemente sete idiomas e, com seu talento natural, ganhou uma bolsa da Fundação Rockefeller e cursou o Instituto Real da Bélgica. De regresso a Minas, fundou o curso de Restauração da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Morreu um dia depois de completar 50 anos, em 1982. Sua vida, inteiramente dedicada às artes do Brasil, foi um testemunho único de amor e zelo pelo nosso patrimônio, razão pela qual o 1° Colóquio do NEALUMI rende-lhe essa singela homenagem", explica.

A abertura será realizada logo após a primeira palestra do evento, marcada para as 20 horas. A visitação segue até 11 de dezembro. A Galeria fica na Rua Pandiá Calógeras, 898, Bauxita.

A programação completa do Colóquio está disponível em http://nealumi.ouropreto.ifmg.edu.br/programacao/.

Serviço:

Título: Exposição Jair Inácio: o patrimônio em Minas Gerais
Local: Galeria de Arte Ney Cokda / IFMG - Campus Ouro Preto
Abertura: 6/12/2017
Horário: 20 horas (após a palestra da Dra. Myriam Ribeiro)
Realização: NEALUMI
Acervo: Edson Toledo, Elias Layon, Zenith Inácio (Zinha)
Curadoria: Alex Bohrer, Haroldo Pereira, Mariah Boelsums e Sarah de Paula.
Apoio: IFMG - Campus Ouro Preto e Fundação de Arte de Ouro Preto

registrado em: