Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Matemática e suas aplicações

Matemática e suas aplicações

Utilizando conceitos da Geometria Espacial, alunos dos cursos de Mineração e Administração criam e recriam objetos com potencial de venda para o mercado
publicado: 11/12/2017 15h24, última modificação: 16/12/2017 03h52

Nos dias 27 de novembro e 1º de dezembro, alunos dos cursos técnicos integrados em Mineração e Administração (turmas MINE2D3 e ADMI2D2) apresentaram projetos envolvendo a Matemática. O objetivo principal da atividade, proposta pelo professor da CODAMAT, Thiago Neves Mendonça, foi levar os estudantes a buscarem aplicação da Geometria Espacial em suas respectivas áreas técnicas. “Como uma das propostas, os alunos tinham que criar algum objeto - ou propor melhorias em algum já existente - e mostrar os sólidos geométricos que os compusessem. Além da criação (ou recriação), os alunos também precisavam criar uma logomarca para o objeto, como se o mesmo fosse inserido no mercado para ser vendido”, explica o professor.

Na apresentação em sala de aula, os alunos simularam uma reunião de vendas, durante a qual cada grupo deveria vender seu objeto e defender sua utilização em sua área. Posteriormente, confrontaram as perguntas sobre a adequação e a utilização do objeto apresentado, feitas pelos próprios colegas de sala de aula.

Britadores, peneiras eletrônicas, kit de alimentação para crianças, cubo administrativo baseado no Kanban, HD para empresas e uma calculadora financeira brasileira estiveram entre os projetos apresentados em forma de propostas, que podem vir a se tornar projetos de pesquisa e inovação. De acordo com o professor, os sólidos utilizados pelos alunos variaram entre prismas de base triangular, paralelepípedos, cubos, pirâmides, troncos de pirâmides e cilindros.

Os relatos, após a apresentação de trabalho, foram positivos. “Os alunos alegaram que a atividade foi importante para que eles pudessem perceber a presença da Matemática de uma forma diferente, sem contas, apenas nas formas geométricas do cotidiano. Além disso, muitos apontaram a atividade como um marco para um olhar diferenciado para a matéria em si, que nem sempre é a mais bem vista dentre suas disciplinas a cursar” conta Thiago Mendonça.

Colaboração texto e imagens: professor Thiago Mendonça