Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MEC abre inscrições para o Programa de Bolsa Permanência destinado a indígenas e quilombolas

publicado: 25/01/2022 17h47, última modificação: 25/01/2022 17h47

O Ministério da Educação abriu inscrições para o programa bolsa permanência para estudantes indígenas e quilombolas matriculados em cursos superiores de graduação presencial.

O Programa de Bolsa Permanência, instituído em 2013, tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica das instituições federais de ensino superior.

Para participar desse programa, o estudante deve se inscrever pelo Sistema de Gestão de Bolsa Permanência - SISBP de 24 de janeiro a 28 de fevereiro de 2022. No manual do SISBP, no item 4, o estudante terá acesso às orientações de como deve fazer a sua inscrição. O sistema apresentará texto informativo e orientações gerais sobre a participação do estudante no programa de assistência e a possibilidade de imprimir modelos de documentos.

A análise e autorização dos cadastros dos candidatos considerarão: a) Autodeclaração do Candidato; b) Declaração da Comunidade do Candidato; c) Declaração da Funai ou Declaração da Fundação Cultural Palmares; e d) Termo de Compromisso do Bolsista.

Os valores pagos para as bolsas no ano de 2021 foi de R$900,00. Até o momento, não foi informado o valor para o ano de 2022.

Este é um processo gerenciado pelo MEC, havendo destinação orçamentária própria. É de responsabilidade do MEC a realização do pagamento dos estudantes que tiverem os seus pedidos deferidos.

Para mais informações, entre em contato com o setor de Assuntos Estudantis do campus, pelo e-mail: assuntosestudantis.ouropreto@ifmg.edu.br ou pelo telefone/whatsapp: (031) 99748-2940.