Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Memorial virtual do curso técnico em Metalurgia promove experiência de resgate histórico

Destaques

publicado: 19/07/2019 10h46, última modificação: 19/07/2019 11h19

Memorial MetalurgiaAlunos, ex-alunos, servidores e toda a comunidade já têm, ao alcance das mãos, a chance de navegar pela extensa história do curso técnico em Metalurgia do Campus Ouro Preto. Trata-se de um memorial virtual, iniciativa que surgiu a partir de pesquisa de mestrado da pedagoga Carla Cristina Vicente.

Os principais objetivos da ação se traduzem no resgate da importância histórica do curso e, também, na valorização do protagonismo dos alunos e professores, de forma a contribuir com a permanência e êxito discente.

Segundo a idealizadora, “a partir desse ‘recontar’ é possível conhecer o contexto em que o curso (e/ou a Instituição) está inserido, ter ciência das adaptações ocorridas ao longo do tempo, manter viva sua missão e o protagonismo dos seus agentes. A rememoração das lembranças permite, ainda, ressignificar conquistas e limites, reafirmando a identidade e o pertencimento grupal”, explica Carla.

Para a organização da pesquisa, foram selecionados materiais do acervo do Laboratório de Memória Institucional e Pesquisa Histórica do Campus Ouro Preto relacionados ao curso técnico em Metalurgia. Por meio da análise, foi possível constatar a participação ativa dos alunos e dos professores desde a fundação do curso, como em aulas, reuniões, eventos, visitas técnicas, confraternizações e formaturas. A atividade gerou interesse dos egressos e docentes envolvidos no estudo, os quais contribuíram com o envio de materiais.

O memorial

A navegação pelo memorial permite ao usuário conhecer detalhes sobre os aspectos históricos do curso em questão. Há uma linha do tempo que enfatiza os principais acontecimentos desde a fundação, período da antiga Escola Técnica Federal de Ouro Preto (Etfop), até os dias atuais, já como IFMG.

O material é rico e possibilita o resgate por meio de galeria de fotos, relatos de eventos, documentos e materiais didáticos do curso. Destaque para a sessão de depoimentos de professores e egressos, que relatam um pouco de suas vivências. O espaço é aberto para a participação da comunidade, por meio de formulário específico para envio de fotos, vídeos e outros conteúdos que rememorem lembranças positivas vivenciadas.

O memorial está disponível no site: http://memorialmetalurgia.ouropreto.ifmg.edu.br/.

A pesquisa

Além de promover a recuperação histórica do curso, o estudo da pedagoga tem outras finalidades, tais como: análise da trajetória dos alunos matriculados no período de 1944 a 2015; análise de documentos que permitem traçar o perfil dos aprovados nos processos seletivos (modalidade integrada ao Ensino Médio); estudo motivacional discente sobre as variáveis que interferem na permanência e êxito dos alunos do curso; além do conhecimento sobre tais variáveis na perspectiva docente.

Carla Vicente é aluna da primeira turma (2017/2019) do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IF Sudeste de Minas, Campus Rio Pomba.

Texto: Denise Ferreira (Comunicação Reitoria)