Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado Profissional em Ensino de Geografia do IFMG abre processo seletivo

Mestrado Profissional em Ensino de Geografia do IFMG abre processo seletivo

publicado: 09/09/2021 17h16, última modificação: 09/09/2021 18h13

Por Profa. Dra. Caroline Delpupo, Coordenadora do ProfGeo/IFMG

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional (ProfGeo) publicou no sábado, dia 03 de setembro, o edital do processo seletivo para o curso de Mestrado Profissional.

O curso é voltado para profissionais que atuam como professor ou professora de Geografia em qualquer ano da educação básica. Por se tratar de um curso em Rede Nacional, o processo seletivo unificado engloba todas as 101 vagas disponíveis entre as nove instituições associadas – dentre elas o IFMG campus Ouro Preto. Neste ano, a Universidade Federal de Santa Maria organiza e executa o processo seletivo, regido pelo Edital N.º 045/2021, publicado por sua Pró-Reitoria de Graduação.

O IFMG ofertará 12 (doze) vagas, que destas, 4 (quatro) são reservadas para pessoas com deficiência e autodeclaradas pretas, pardas e indígenas. No momento da inscrição, o candidato(a) deverá indicar a instituição na qual pretende cursar o mestrado. Os procedimentos de confirmação de vaga e matrícula serão realizados diretamente no IFMG, cujas orientações serão oportunamente divulgadas no site https://profgeo.ifmg.edu.br/.

O processo seletivo, também chamado de Exame Nacional de Acesso (ENA), é composto de uma prova com 10 (dez) questões objetivas e 1 (uma) questão discursiva a ser realizada na modalidade VIRTUAL, no dia 07 de novembro de 2021, das 8h às 12h, através da sala virtual de prova no Google Meetâ e do sistema de prova Moodleâ. Os(as) candidatos(as) devem realizar as inscrições até o dia 11 de outubro de 2021, pelo site http://ufsm.br/seletivo-profgeo.

Os discentes melhores classificados no processo seletivo e atuantes como servidores efetivos da rede de ensino pública brasileira, farão jus a bolsas de estudos. Há previsão de concessão de bolsas a 30 % (trinta por cento) do quantitativo de vagas, sendo, evidentemente, condicionadas à disponibilidade orçamentária e às exigências da CAPES e de cada Instituição Associada.

Sobre o curso

O Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional do IFMG constitui-se um programa de pós-graduação stricto sensu em Geografia, aprovado em novembro de 2019 pelo Ministério da Educação. O processo seletivo 2021 concretiza a abertura do curso que oferece mais de 100 (cem) vagas em todas as nove instituições associadas. Além do IFMG, integram a rede nacional, o Instituto Federal de Brasília (IFB), Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – figura ao lado.

A grande missão do curso é atuar na Formação Continuada de docentes de Geografia da educação básica e se estrutura em três linhas de pesquisa: (i) Saberes e conhecimentos da Geografia no espaço escolar; (ii) Formação Docente em Geografia; e (iii) As linguagens no ensino de Geografia.

O ProfGeo/IFMG tem sede no campus Ouro Preto e é composto por 12 docentes do instituto – todos ostentando a condição de DOCENTE PERMANENTE. A seguir, o corpo docente do curso:

DOCENTES

Venilson Luciano Benigno Fonseca

Cons. Lafaiete

Link

O curso tem duração de 2 (dois anos), em regime semestral e ocorrerá às sextas-feiras e finais de semana, para atender a demanda de discentes trabalhadores. Embora sua oferta seja presencial, até que haja condições de segurança sanitária mínimas e liberação por parte das autoridades do município de Ouro Preto, todas as atividades do curso ocorrerão de maneira remota.

Notícia relacionada
IFMG Campus Ouro Preto abre seu primeiro curso de Mestrado — Instituto Federal de Minas Gerais Campus Ouro Preto

Maiores informações, acesse:

Sobre o curso: https://profgeo.ifmg.edu.br/
Sobre a seleção: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/editais/045-2021/

Ou ainda, entre em contato pelo e-mail: profgeo@ifmg.edu.br

Siga o curso nas redes sociais:

Instagram: @profgeo_mestrado
Facebook: @Mestradoprofgeo