Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado Profissional em Ensino de Geografia do IFMG abre processo seletivo para ingresso em 2023

Destaques

por Tatiana Toledo publicado: 13/10/2022 10h58, última modificação: 31/10/2022 16h49

*Notícia atualizada em 31/10/2022 para informar a prorrogação das inscrições.

Foram prorrogadas, até 7 de novembro, as inscrições para o Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em rede (PROFGEO) do IFMG.

O programa tem como objetivo proporcionar formação geográfica consistente, atualizada e relevante ao exercício da docência na Educação Básica, visando dar ao egresso qualificação para o exercício profissional de professor de Geografia. A pós-graduação stricto sensu é reconhecida e avaliada pela CAPES, credenciada pelo Conselho Nacional de Educação – CNE e validada pelo MEC.

O curso tem a duração prevista de 24 meses, com regime semipresencial. As aulas poderão ser ministradas de segunda-feira a sábado, de forma presencial, remota ou a distância. O polo ofertante é o campus Ouro Preto do IFMG.

Serão oferecidas 12 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2023, das quais quatro são reservadas para a Política de Ações Afirmativas.

Linhas de pesquisa

O curso organiza sua atuação na Área de Concentração Ensino de Geografia a partir das seguintes linhas de pesquisa:

Linha 1 – Saberes e conhecimentos da Geografia no espaço escolar

Esta linha tem como objetivo desenvolver pesquisas referentes aos temas, conceitos e categorias da Geografia e sua relação com o temário geográfico clássico, acrescido dos temas emergentes e suas interfaces com outras áreas do conhecimento, com ênfase sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula.

Linha 2 – Formação Docente em Geografia

Esta linha volta-se para estudos que abordam a formação inicial e a formação continuada dos professores de Geografia considerando os diferentes contextos de sua prática no intuito de aprimorar seu fazer pedagógico.

Linha 3 – As linguagens no ensino de Geografia

Esta linha envolve pesquisas sobre o papel das diferentes linguagens no ensino de Geografia como elementos de formação de raciocínios geográficos. Dessa forma, consideram-se aqui as linguagens artísticas tais como música, a literatura, a fotografia, o cinema; as linguagens técnicas tais como a cartografia, as geotecnologias em bases digitais e a linguagem didática.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente pela internet, na página do ProgramaO valor da taxa é de R$150,00.

Acesse o edital.

Saiba mais

Contatos, dúvidas e problemas no preenchimento dos formulários devem ser enviados para o e-mail: profgeo@ifmg.edu.br .

Para mais informações sobre o PROFGEO, acesse: https://profgeo.ouropreto.ifmg.edu.br

registrado em: , ,