Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 à comunidade do IFMG - Campus Ouro Preto
conteúdo

Notícias

Nota do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 à comunidade do IFMG - Campus Ouro Preto

publicado: 22/03/2021 13h44, última modificação: 22/03/2021 14h21

No dia 17 de março de 2021, completamos um ano que o IFMG - Campus Ouro Preto suspendeu suas atividades presenciais em função da pandemia da COVID-19. Há um ano, a interrupção das atividades simbolizava para nossa comunidade o início de um isolamento social que mostrava-se necessário para combater uma crise sanitária que se aproximava.

Um ano após o início do nosso isolamento social, enfrentamos o pior momento da pandemia. O número de novos casos de COVID-19 e o número de óbitos pela doença batem recorde dia após dia. O sistema de saúde nacional encontra-se à beira de um colapso, em que várias cidades e estados já não possuem mais leitos de UTI. Infelizmente, esta é a realidade da região em que estamos inseridos. Também neste momento, todo o Estado de Minas Gerais entra na chamada “onda roxa” do programa Minas Consciente, por um período mínimo de 15 dias, que intensifica as medidas de isolamento, em resposta a um momento em que nosso sistema de saúde já não consegue suportar a demanda de nossa população.

Neste cenário, o Comitê de Enfrentamento à COVID-19 no âmbito do IFMG - campus Ouro Preto vem a público reforçar as recomendações que foram iniciadas há um ano. Ainda não temos vacinas para todos. Ainda não há tratamento para a COVID-19. O que podemos fazer, para tentarmos superar o crítico momento, é intensificar, ao máximo que for possível, as medidas de segurança: isolamento social, uso de máscaras e higienização das mãos.

Recomendamos fortemente que todos permaneçam, sempre que possível, em casa, e que evitem qualquer tipo de ação desnecessária, e que represente maior contato entre pessoas.

Quanto ao acesso às dependências do campus, este Comitê recomenda à direção-geral que fique restrito apenas aos servidores da vigilância, e que todos os outros permaneçam em trabalho remoto.

Todas as solicitações devem ser realizadas através dos e-mails dos setores responsáveis, disponíveis em nosso site oficial. Como não há atendimento no campus, todo o atendimento será feito somente por correio eletrônico.

As solicitações para atividades esporádicas no campus poderão continuar acontecendo conforme disposto na Portaria nº 31 de 09 de fevereiro de  2021.

Fiquem em casa, cuidem-se, para que seja possível restabelecer nosso sistema público de saúde e atender a todos.

 

Comitê de Enfrentamento à COVID-19 no âmbito do IFMG - Campus Ouro Preto