Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Novas tecnologias e otimização de processos: conheça projetos desenvolvidos por alunos de Automação Industrial no ano letivo de 2018

Destaques

por Tatiana Toledo publicado: 20/02/2019 12h18, última modificação: 20/02/2019 12h26

Robôs capazes de se locomover em áreas de risco, servir medicamentos, fazer a limpeza de uma casa e prestar atendimento em restaurantes; impressoras 3 D; sistemas e aplicativos para monitorar barragem de resíduos,  implementar estufa automatizada, realizar controle de ônibus e de semáforo, dosar remédios automaticamente e  automatizar uma residência com itens de segurança e conforto. Esses foram os protótipos desenvolvidos com muita criatividade, estudo e pesquisa pelos alunos do terceiro ano do curso técnico integrado em Automação Industrial do Campus Ouro Preto, na atividade avaliativa da disciplina Projetos de Automação.

Cada grupo trabalhou com tarefas definidas e conduzidas pelos professores da disciplina, Sílvia Grasiella Almeida e Paulo Raimundo Pinto. Os projetos, que tiveram a proposta de envolver novas tecnologias e a otimização de processos, foram construídos de forma interdisciplinar durante o ano letivo de 2018, envolvendo todo o conteúdo estudado ao longo do curso.

Conheça os projetos apresentados:

1) CTRL + Printer 3D: montagem e configuração de uma impressora 3D de pequeno porte, além da criação de um aplicativo que permite configurações de parâmetros por dispositivos móveis via Bluetooth.

2) Steve JALBS Pixar: montagem e configuração de uma impressora 3D de pequeno porte, além da criação de um aplicativo que permite configurações de parâmetros por dispositivos móveis e via Bluetooth.

3) Dangerino - Robô de reconhecimento de áreas de risco: a partir de uma carcaça já montada, foi desenvolvido um robô que se locomove como um lagarto especificamente para monitorar áreas de risco, acessando pioneiramente potenciais áreas em situações de incêndio, desmoronamentos. A caminhada do robô é realizada utilizando-se um aplicativo que envia sinais a ele via Bluetooth.

4) Jardim de Íris - Estufa automatizada sustentável: este projeto dividiu-se em duas frentes: uma delas consiste em uma estufa automatizada e a outra em um sistema de captação automático de água da chuva para uso na própria estufa. Pode ser parametrizado e monitorado por um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis e conectado via Bluetooth ao sistema.

5) Projeto Lumière - Semáforo Inteligente: este projeto implementou a simulação de um semáforo Inteligente, que atua por controle e também por temporização a partir da leitura de sensor de peso instalado no chão do protótipo. O semáforo pode ser monitorado em tempo real por um aplicativo desenvolvido pelo grupo.

6) Poseidon – Monitoramento de barragem de resíduos: consiste no monitoramento de duas variáveis em uma barragem de resíduos: a vibração e o nível. A partir de parâmetros definidos como de risco, uma sirene é acionada.

7) Apollo – Dosador automático de remédios: sistema para dosar a quantidade de remédios que um paciente utiliza, de acordo com o seu consumo, aplicando-se a medicamentos ministrados em forma de comprimidos.

8) CSI – Casa com Segurança Inteligente: a proposta foi a de automatizar uma casa (utilizar um protótipo já existente) em relação a itens de segurança e também de conforto. O principal item de segurança foi instalado na cozinha, para atuar em caso de vazamento de gás. Um aplicativo desenvolvido pelo grupo permite monitorar e atuar em todos os cômodos da casa.

9) Hot Cleels – Robô de Limpeza Automático: consiste em construir um robô capaz de realizar a limpeza do chão de uma casa de forma automática.

10) S.A.C.O. - Sistema Automático de Controle de Ônibus: consiste na implementação de um sistema de transporte no qual o terminal e o ônibus troquem informações a partir das solicitações de paradas de passageiros.

11) Arghos - Robô de trilha para servir remédios: consiste em um robô que leva remédios, por meio de uma trilha, a pacientes em hospitais e/ou casas de repouso. Ele coleta diversas informações acerca dos remédios ministrados por meio de um aplicativo criado pelo grupo.

12) G.A.S.T. - Garçom automatizado seguidor de trilha: a partir de um robô já existente, este protótipo construiu um sistema de trilhas que são seguidas de acordo com as mesas que serão servidas em um restaurante. Tudo é monitorado por um aplicativo que interage com o robô via Bluetooth.