Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Matrícula dos novos alunos do IFMG Campus Ouro Preto

Matrícula dos novos alunos do IFMG Campus Ouro Preto

Os novos alunos tiveram o primeiro contato com o Campus Ouro Preto na semana dos dias 29 de janeiro a 02 de fevereiro
publicado: 08/02/2018 14h55, última modificação: 09/03/2018 21h18

As matrículas dos aprovados nos cursos técnicos do vestibular e exame de seleção de 2018/1 do IFMG foram realizadas entre os dias 29 de janeiro e 02 de fevereiro. Os novos alunos tiveram o primeiro contato com o Campus ao realizar a matrícula no hall do Prédio da Administração.

O ingresso em um curso técnico é uma decisão importante para o futuro dos recém-formados no ensino fundamental. Heitor de Oliveira, de Barão de Cocais, que desde criança se interessa por computadores, decidiu ingressar no curso de automação após conversar com seu primo, veterano no IFMG. Nascido em Mariana, um dos fatores que levou Heitor a escolher o IFMG foi à proximidade com sua cidade natal, além de já ter amigos estudando na escola.

Heitor e sua mãe, Elizabete, veem o IFMG como uma das melhores opções para o ensino médio na região, ambos acreditam que o Instituto oferece as melhores oportunidades para os jovens da idade. Mas não só o ensino atrai Heitor, que brinca sobre suas expectativas: “diversão no limite né, conhecer gente nova, uma experiência nova e divertida”.

Matriculada no curso de administração, Ariane Janaina Rocha, moradora de Ouro Preto, espera que tudo dê certo no curso, afirma: “espero sair daqui administrando”. Apesar de já ter vontade de ingressar no IFMG desde o ensino fundamental, foi em uma visita que sua escola fez ao Campus na sétima série que concretizou essa vontade em Ariane: “Eu vim com a minha escola na sétima série conhecer o lugar e eu me interessei pela estrutura e pelos cursos”.

Ações Afirmativas

Durante a semana, o Campus recebeu 570 matrículas, com a terça-feira de Mineração, 30, sendo o dia mais movimentado. A coordenadora de Registro Escolar, Melina Silva, afirma que a maior parte dos alunos é de Ouro Preto, Mariana e Itabirito.

Uma novidade no processo seletivo de 2018 é a inserção de cotas para deficientes, que até ano passado não existia. Melina explica que em adição as cotas raciais e de escolas públicas, vagas serão destinadas a deficientes, e completa: “São 50% de vagas para ampla concorrência e 50% para cotas”, entre as vagas destinadas estão também são contempladas questões socioeconômicas e raciais.

Atuante em favor dos alunos deficientes, parte da estrutura para recebê-los foi conseguida pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNEE), que já possui intérpretes de libras.

Cursos Superiores

Já as matrículas dos cursos superiores do SISU foram realizadas entre os dias 5 e 7 de fevereiro, diferente dos cursos técnicos, os alunos se destinaram ao segundo andar do Prédio dos Inconfidentes, diretamente na Gerência de Ensino Superior.

Com 17 anos Misael Alves, do interior do Espírito Santo, decidiu pelo curso de Física no IFMG pela proximidade com sua cidade. Com uma namorada morando em Mariana, a decisão pelo curso no Instituo ficou ainda mais fácil. Apesar de conhecer bem a cidade vizinha, é a primeira vez que Misael vem a Ouro Preto.

Também seguindo a carreira de licenciatura em física, Leonardo Felipe Dias Vieira sempre gostou de física e sonha em ser professor, o jovem de 17 anos vem de Periquito em Minas Gerais e já está procurando locais pra morar em Ouro Preto.