Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NUTED disponibiliza tutorial sobre Shotcut, editor de vídeos gratuito e multiplataforma
conteúdo

Notícias

NUTED disponibiliza tutorial sobre Shotcut, editor de vídeos gratuito e multiplataforma

publicado: 05/10/2020 15h48, última modificação: 05/10/2020 15h48

O Núcleo de Tecnologias Educacionais Digitais e Educação a Distância (NUTED) publicou nesta segunda-feira, 5 de outubro, um tutorial sobre o uso da ferramenta Shotcut, editor de vídeo gratuito, que poderá auxiliar na elaboração de videoaulas.

O Shotcut é um editor de vídeo multiplataforma (“roda” em Windows, OS e Linux), de código aberto e que apresenta todos os recursos de um programa de edição profissional. A interface ao usuário está traduzida para 26 idiomas, inclusive para o Português. Sua operação é semelhante a do Windows Movie Maker.

Entre seus atrativos destacam-se: 1. Tem suporte a formatos de atuais de áudio e vídeo. 2. Permite trabalhar com imagens no formato BMP, GIF, JPEG, PNG, SVG, TGA, TIFF etc. 3. Não necessita importar vídeos. Ele oferece edição nativa da timeline. 4. Captura da sua webcam. 5. Captura do áudio do seu PC/laptop. 6. Exportação de quadros únicos ou sequências de vídeo. 7. Linha do tempo multitrack com thumbnails e waveforms. 8. O software faz a edição básica do áudio dos seus vídeos, com opções de ajuste do volume e medição de pico. 9. Filtros de áudio: controle de agudos e graves, compressor, canal duplicado, tempo, ganho, high pass, limiter, low pass, normalizar, reverberação etc. 10. Permite mixagem de áudio sobre todas trilhas. 11. Controles de correção de cores e graduação para sombras, tons médios e claros. 12. Ferramenta “conta-gotas” de seleção de cor natural para fazer o balanço de branco adequado. 13. Filtros prontos de vídeo e efeitos de velocidade para clips de áudio/vídeo. 14. Operações de corte, exclusão e colagem. 15. Controles de ocultar, travar e emudecer a trilha. 16. Suporte a múltiplas trilhas. 17. Desfazer/refazer ações ilimitado.

Para mais detalhes sobre a utilização da ferramenta, acesse o tutorial e o Comunicado n°05 disponibilizados pelo NUTED.

Acesse:
Comunicado n°05
Tutorial: Uma introdução ao Shotcut