Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O IFMG quer saber sua opinião: participe da avaliação institucional
conteúdo

Notícias

O IFMG quer saber sua opinião: participe da avaliação institucional

publicado: 27/10/2020 15h36, última modificação: 27/10/2020 15h36

Para participar, clique aqui

Termina no próximo sábado (31) o prazo para responder ao questionário de avaliação institucional do IFMG. Estão aptos a participar estudantes, docentes, técnicos administrativos e comunidade externa.

Por meio da avaliação, as comunidades acadêmica e externa têm a oportunidade de indicar aspectos positivos e em quais áreas ajustes são necessários, propondo melhorias e mudanças que beneficiam toda a Instituição. Por isso, a participação de todos é decisiva para o planejamento das ações do Instituto.

As respostas coletadas pelo questionário vão subsidiar a construção do relatório final, que é utilizado pelo INEP/MEC, como um dos critérios nos processos de recredenciamento, e renovação dos cursos superiores.

O último questionário do triênio 2018-2020 avalia o ‘Eixo 1 - Planejamento e Avaliação Institucional’ para consolidar o relatório integral do IFMG. Os eixos 2 (Desenvolvimento Institucional) e 4 (Políticas de Gestão) constam na avaliação parcial realizada no ano de 2018. Em 2019, foram avaliados os eixos 3 (Políticas Acadêmicas) e 5 (Infraestrutura).

Sobre a CPA

Nos termos do artigo 11 da Lei nº 10.861/2004, a qual institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), toda instituição concernente ao nível educacional em pauta, pública ou privada, constituirá Comissão Permanente de Avaliação (CPA), com as atribuições de conduzir os processos de avaliação internos da instituição, bem como de sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No IFMG, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) é constituída por uma Comissão Central, estabelecida na Reitoria e uma Comissão Local em todos os campi. O período de mandato dos integrantes é de três anos, sendo permitido uma recondução por igual período. As CPAs Locais são compostas por um representante docente, um representante técnico-administrativo, um representante discente e um representante da Sociedade Civil Organizada e seus respectivos suplentes.