Você está aqui: Página Inicial > Notícias > OBMEP 2017

OBMEP 2017

Estudantes do Campus Ouro Preto estão entre os premiados da competição
publicado: 06/12/2017 15h26, última modificação: 16/12/2017 03h11
Letícia Figueiredo, do curso de Automação, tem colecionado medalhas na competição

Estudantes do IFMG – Campus Ouro Preto foram premiados na 13° Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ao todo os alunos da Instituição receberam dez premiações, sendo duas medalhas de bronze e oito menções honrosas.

Letícia Aparecida de Figueiredo, que está no 3º ano do curso técnico em Automação Industrial, tem colecionado medalhas na competição, da qual participa há sete anos. Neste ano, conquistou mais uma, de bronze. Para se preparar para a Olimpíada, ela costuma resolver questões e provas de edições anteriores disponibilizadas no site da Obmep, mas afirma que o ensino no Campus também foi importante para essa conquista. “Durante o ensino médio, a instituição foi ótima para minha formação acadêmica e pessoal. A prova cobra não só matemática, cobra raciocínio lógico, e as matérias técnicas do curso de Automação Industrial influenciam bastante no desenvolvimento dessa área. Apesar do foco das aulas não ser a Olimpíada, os professores de matemática estão sempre à disposição para esclarecer dúvidas e auxiliar na resolução de problemas”, conta.

Para a estudante, conquistar uma premiação na olimpíada a faz se sentir realizada, mas teme pela não continuidade da competição. “São projetos como esses que reconhecem nossas melhores habilidades, mostram como somos capazes de conquistar coisas grandes e, tendo oportunidade, construir um mundo melhor. A Obmep, para mim, representa crescimento e evolução. A cada edição voltei mais empenhada e com mais interesse em participar e me envolver com a matemática! Nos últimos meses, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), responsável pela Olimpíada, teve um corte de verbas que coloca em risco o projeto nos anos seguintes, mesmo com o sucesso que tem feito. Gostaria de manifestar a minha vontade de que a Olimpíada seja mantida como uma ferramenta de inclusão e de incentivo à educação matemática do país”, ressalta.

Gabriel Souza de Oliveira, que está no 1º ano do mesmo curso, também conquistou medalha de bronze nesta edição e pretende voltar a competir nos próximos anos, até concluir o ensino médio. Para se preparar para as provas, ele participa de encontros promovidos pela própria Obmep, seja presencialmente (como os realizados na Ufop e no IFMG) ou mesmo pela internet. “Essa premiação é uma grande conquista para mim. Além de eu gostar de matemática, as premiações me recompensam pelo estudo. Já os estudos feitos para a Obmep me ajudam e me incentivam a estudar matemática”, afirma.

As cerimônias regionais para entrega das premiações serão realizadas em 2018, em data a ser definida. Destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3ºano do Ensino Médio, a Obmep é realizada pelo IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. A olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018.

Confira os alunos do Campus Ouro Preto premiados na Obmep 2017:

MEDALHA DE BRONZE

Letícia Aparecida de Figueiredo - 3º ano - Automação Industrial