Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisador do IFMG Ouro Preto publica em revista internacional
conteúdo

Notícias

Pesquisador do IFMG Ouro Preto publica em revista internacional

Artigo foi uma parceria entre professor da coordenadoria de física com pesquisadores de São Paulo, Pelotas e Califórnia

publicado: 19/01/2018 15h32, última modificação: 22/01/2018 15h08

Uma parceria entre o professor Edio da Costa Junior, da Coordenadoria de Física (CODAFIS), e pesquisadores de outras instituições, nacionais e internacionais, resultou em um artigo publicado no Journal of Geophysical Research-Space Physics, revista científica da American Geophysical Union.

A pesquisa reflete sobre a precipitação de partículas nas regiões aurorais como forma de compreender os processos de transferência de energia do vento solar para a magnetosfera terrestre e também para a compreensão das tempestades geomagnéticas.

Entender as tempestades magnéticas é importante tanto por questões científicas e acadêmicas como do ponto de vista prático e tecnológico. Tempestades intensas podem causar danos em satélites em órbita, sobrecarga e destruição em redes de transmissão de energia em solo, comprometer comunicações baseadas em propagação de ondas na atmosfera e causar erros em aparelhos de GPS, por exemplo.

O trabalho estima a energia de elétrons proveniente do vento solar que atingem as regiões de altas latitudes terrestres durante tempestades magnéticas. Os resultados mostram que os picos de injeção de energia nas regiões de altas latitudes coincidem com a fase principal das tempestades geomagnéticas.

O artigo pode ser acessado na página da revista:http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/2016JA023780/abstract