Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadores do IFMG e UFOP publicam artigo sobre o ensino de física em escolas de nível médio

por Hugo Pereira publicado: 17/01/2018 18h12, última modificação: 17/01/2018 18h13

Instigados pela dificuldade em física dos alunos do ensino médio brasileiro, o professor Edio da Costa, junto aos alunos de iniciação científica do curso de Licenciatura em Física, Rita de Cássia dos Santos Gomes e Cristiano Carlos Borges, em parceria com os professores Erica Castilho Rodrigues do departamento de Estatística da UFOP e Marcus Vinicius Duarte Silva do Departamento de Física do IFMG Congonhas, publicaram um artigo que investiga a influência das disciplinas de Matemática e Ciências da Natureza (Química e Biologia) e das disciplinas de Língua Portuguesa e Ciências Humanas (Geografia e História) no ensino de física.

O artigo, que foi publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física, utiliza uma base de dados com notas de 1341 alunos de Ensino Médio de duas escolas estaduais mineiras, entre 2009 e 2012. O professor Edio explica que “Identificar e quantificar as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos no aprendizado de Física é importante para nortear o trabalho do professor, bem como para entender até que ponto os conhecimentos próprios a uma disciplina ou grupos de disciplinas são importantes para o desempenho em Física.”.

A pesquisa aponta que alunos com maior desempenho em Matemática e Ciências da Natureza são os que têm o melhor resultado em Física. Metodologicamente a pesquisa utiliza uma abordagem de modelo estatístico multinível que considera dois níveis: o aluno e a sala de aula. O professor conclui: “Conhecer os desafios para o ensino de uma disciplina é importante tanto em escala local, do ponto de vista dos professores que podem se organizar para trabalhar de forma interdisciplinar, quanto em escalas mais amplas, do ponto de vista de gestores e de políticas públicas para a educação.”

O artigo completo pode ser acessado no site da Revista:

Clique aqui para ler o artigo completo.