Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores e estudantes do Campus participam do Simpósio Nacional de Ensino de Física

por Tatiana Toledo publicado: 22/02/2019 10h02, última modificação: 22/02/2019 17h48

Os professores Elisangela Silva Pinto e Edio da Costa Junior, os alunos Ana Carolina Matos, Atália Benedito, Jacksony Domingos e a recém-formada Andreza Siqueira, todos do curso de licenciatura em Física do Campus Ouro Preto, apresentaram trabalhos no 23º Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF).

O evento teve como tema “Ensino de Física no século XXI: caminhos para uma educação inclusiva” e foi realizado entre os dias 27 de janeiro e 1º de fevereiro. É promovido a cada dois anos pela Sociedade Brasileira de Física. Em 2019, foi organizado pelo Instituto Federal da Bahia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia.

Os trabalhos foram apresentados em forma de pôster e são frutos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), de projetos de pesquisa financiados pela Diretoria de Inovação, Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (DIPPE) ou mesmo de colaboração entre alunos e recém-formados, orientados ou co-orientados pelos professores Elisangela e Edio. Foram eles: “Análise da percepção dos estudantes do Ensino Médio em relação a atividades de baixo custo”; “A efetividade do Peer Instruction em aulas de Física no Ensino Médio e na Licenciatura” e “Os brinquedos científicos como ferramenta pedagógica aplicada ao ensino de Ciências”.

De acordo com Edio da Costa, o SNEF é considerado o maior encontro de ensino de Física do Brasil, com grande participação de estudantes de graduação e pós-graduação, professores de Física do Ensino Médio, superior e pós-graduação e pesquisadores de renome. “O evento conta com plenárias, seções de apresentações orais e de pôster, lançamentos e vendas de livros, feiras e mostras científicas, entre outras opções”, destaca. Participam do Simpósio, em média, mais de mil pessoas por edição.