Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica ofertado pelo IFMG realiza encontro virtual com o tema: As mudanças históricas na Educação Profissional e Tecnológica na percepção dos docentes - um olhar sobre a identidade institucional

Destaques

publicado: 25/05/2020 19h58, última modificação: 27/05/2020 18h41

ProfEPT - Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do IFMG promove encontro virtual com a Professora Geralda Pena do IFMG - Campus Ouro Preto, no dia 26 de maio, terça-feira, às 14 horas. O tema abordado será "As mudanças históricas na Educação Profissional e Tecnológica na percepção dos docentes: um olhar sobre a identidade institucional."

Clique aqui para acessar o Encontro Virtual através da plataforma Google Meet : https://meet.google.com/wft-ewcz-rjx

O foco da apresentação será na história do IFMG - Campus Ouro Preto,  que teve seu início há mais de 70 anos como Escola Técnica Federal de Ouro Preto e hoje campus do Instituto Federal de Minas Gerais. Serão discutidas as transformações pelas quais passou a Instituição, por meio de uma análise do histórico da instituição no bojo das políticas públicas que demandaram/possibilitaram transformações em sua estrutura organizacional. O objetivo é apresentar, por meio de um estudo descritivo e analítico, as mudanças na identidade da Instituição, evidenciando-as tanto no plano legal quanto na percepção dos docentes que vivenciaram na prática este processo de transformação.

Geralda Aparecida de Carvalho Pena: Doutora em Educação (2014) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestre em Educação (1999) pela mesma universidade. Licenciada em Pedagogia (1992) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Trabalha no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) Campus Ouro Preto, como Pedagoga e Coordenadora de Pós-graduação. É coordenadora local do DINTER (Doutorado interinstitucional) em Ensino de Ciências, convênio IFMG-UNICSUL. Membro da Rede Latinoamericana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede Estrado). Tem experiência na área de Educação como Pedagoga, Professora Universitária e Professora de Educação Básica. Membro dos Grupos de Pesquisa: Educação, Trabalho e Sociedade (IFMG Ouro Preto) e FOPROFI (UFOP). Tem interesse em pesquisas com os seguintes temas: formação de professores, desenvolvimento profissional docente, docência na educação profissional e tecnológica, Institutos Federais, egressos de cursos técnicos.

O encontro tem como público alvo alunos de Mestrado Profissional, acadêmicos em Educação, professores do IFMG e toda comunidade interessada na área de Educação.