Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto “Educação e sustentabilidade” promove Festival Manifeste-se e incentiva participação social de estudantes com foco nos 17 ODS na ONU

por Tatiana Toledo publicado: 08/11/2021 15h29, última modificação: 08/11/2021 15h29

De que forma é possível relacionar conhecimento teórico e prática para, assim, contribuir socialmente a partir da formação recebida ao longo de um curso técnico realizado no IFMG - Campus Ouro Preto?

Esta é a reflexão proposta pelo projeto integrador de ensino “Educação e sustentabilidade: avaliação em diálogo nas áreas de linguagens e humanidades”. Além de produzir avaliações articuladas entre determinadas disciplinas das turmas de terceiro ano do ensino técnico integrado da Instituição, a iniciativa tem como objetivo transcender a atribuição de notas para avaliação dos estudantes. Estão envolvidos docentes das disciplinas de Educação Física, Filosofia e Sociologia, Geografia, História e Língua Portuguesa.

De acordo com a professora Rafaela Kelsen Dias, coordenadora do projeto, a proposta é repetir a experiência exitosa de 2020, quando o trabalho em conjunto possibilitou diminuir o número de avaliações dos alunos durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Neste ano, as atividades que integram o projeto deverão estar relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Etapas

Ao todo, os alunos serão avaliados em três etapas.

Na primeira, os discentes deverão elaborar um produto audiovisual que traga reflexões acerca de desafios locais ou regionais associados a um ou mais ODS. O material será apresentado no Festival Manifeste-se, de 6 a 9 de dezembro, pelo Youtube.

Na segunda etapa, os estudantes deverão criar um projeto de intervenção social associado aos ODS trabalhados no festival e que tenham ligação com a área técnica de seus cursos. Para apresentar todos os detalhes sobre este requisito das avaliações articuladas, a equipe vai promover uma roda de conversa no dia 16 de novembro, às 17 horas, no canal do IFMG - Campus Ouro Preto no Youtube.

Por fim, para cumprir a terceira etapa avaliativa, os alunos vão elaborar um relatório individual contendo uma reflexão pessoal sobre os aspectos que unem a temática maior com as disciplinas envolvidas.

Festival Manifeste-se

O resultado da primeira etapa do projeto integrador - o Festival Manifeste-se, que está em sua segunda edição,- poderá ser conferido no mês de dezembro, no canal do IFMG - Campus Ouro Preto no Youtube.

Confira a programação do evento:

Dia 06/12/21 - 19h às 21h30

Live: “Aquecimento para o Festival Manifeste-se: mesa de defesa de projetos de intervenção social”

Dia 07/12/21 - 19h às 21h30

Live: “Festival Manifeste-se: apresentação de vídeos artísticos de alunos dos terceiros anos”

Dia 08/12/21 - 19h às 21h30

Dia 09/12/21 - 19h às 21h30

Saiba mais

Confira todos os detalhes do projeto de ensino “Educação e sustentabilidade: avaliação em diálogo nas áreas de linguagens e humanidades” em nosso site e também no canal do Campus Ouro Preto no Youtube.