Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de extensão “UFOP e IFMG de mãos dadas com o Pereira” seleciona estudantes bolsistas de cursos de graduação
conteúdo

Notícias

Projeto de extensão “UFOP e IFMG de mãos dadas com o Pereira” seleciona estudantes bolsistas de cursos de graduação

por Tatiana Toledo publicado: 20/05/2022 13h21, última modificação: 20/05/2022 13h21

Estão abertas, até 24 de maio, as inscrições para a seleção de estudantes bolsistas na modalidade BEX (bolsa de extensão) e estudantes voluntários para atuarem no projeto “UFOP e IFMG de mãos dadas com o Pereira: saúde, trabalho e inovação para acolhimento dos moradores do distrito de Antônio Pereira, Ouro Preto (MG)”.

As vagas são destinadas a alunos dos cursos de graduação das duas instituições para atuação no subprojeto “Pereira.LAB! - Curso de Informática e Robótica”.

Para se candidatar, os interessado devem estar regularmente matriculados em um dos seguintes cursos:

  • IFMG: Geografia; Física; Tecnologia em Gastronomia; Tecnologia em Conservação e Restauro; Tecnologia em Gestão da Qualidade.

  • UFOP: Engenharia de Controle de Automação; Ciência da Computação.

 

Todos os detalhes do processo seletivo, bem como informações sobre inscrições, estão disponíveis nos documentos abaixo: 

Chamada 01/2022 - Seleção de bolsistas para o projeto “UFOP e IFMG de mãos dadas com o Pereira”

Retificação nº01

 

Sobre o projeto

 

O projeto “UFOP e IFMG de mãos dadas com o Pereira” foi uma das propostas aprovadas pelo Edital 01/2020, que teve como objetivo a seleção de projetos de extensão e de projetos interinstitucionais de extensão em interface com a pesquisa para promoção dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e enfrentamento à pandemia da COVID-19. 

Já o sub-projeto  “Pereira.LAB! - Curso de Informática e Robótica” consiste em promover manutenção de hardware e atualização de software em computadores que são descartados pela sociedade, de escolas municipais e da comunidade acadêmica, como ferramenta promotora de educação e conscientização ambiental, com vistas à redução de lixo digital buscando o prolongamento da vida útil dessas máquinas. 

Será oferecido também treinamento para utilizar alguns softwares no sistema operacional GNU/Linux que serão instalados nesses computadores. Para o treinamento em Robótica iniciado a partir daqui, utilizaremos a aprendizagem por projetos. 

Serão selecionados três tipos de robôs que podem ser montados a partir de sistemas embarcados e dividir os alunos em equipes. Cada uma ficará com um tipo e vai seguir sua aprendizagem até a conclusão do robô. O fluxo em robótica será: entender e aprender os sensores necessários para o funcionamento, o algoritmo de controle das ações deste robô, os motores específicos para a aplicação desejada e a montagem mecânica do robô.

Caberá aos professores membros do projeto o suporte técnico no desenvolvimento das ações propostas, bem como a orientação aos bolsistas e estudantes.