Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto de ginástica laboral pretende levar saúde e bem-estar a servidores
conteúdo

Notícias

Projeto de ginástica laboral pretende levar saúde e bem-estar a servidores

por Tatiana Toledo publicado: 11/09/2019 11h27, última modificação: 11/09/2019 11h27

Com a proposta de prevenir lesões e outras doenças provocadas pela atividade ocupacional, a Gerência de Gestão de Pessoas, o Setor de Saúde e a área de Educação Física deram início, em junho deste ano, a um projeto piloto de ginástica laboral destinado aos servidores técnico-administrativos do Campus Ouro Preto.

De acordo com a coordenadora de Seleção de Pessoal e Qualidade de Vida no Trabalho, Raniely da Silva Pinto, o projeto está atendendo, em caráter experimental, apenas algumas áreas administrativas. No entanto, com a avaliação da aceitação do projeto e interesse de novos setores, poderá ser ampliado. “Os servidores técnico-administrativos passam grande parte do dia sentados ou realizando movimentos repetitivos que, a longo prazo, podem gerar doenças ocupacionais como Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT). Nesse sentido, a motivação para o projeto vem do intuito de promover a melhoria na qualidade de vida no trabalho, pois além de evitar doenças, a prática de ginástica laboral melhora o desempenho das atividades e promove o bem-estar do servidor”, explica.

Para a servidora Melina Silva, o tempo destinado à realização da ginástica laboral é bastante proveitoso. “Além de relaxar e proporcionar uma atividade física, os momentos tornam-se, também, uma oportunidade para descontração, contribuindo para um maior entrosamento dos funcionários do setor. Gostei muito da iniciativa e espero que mais medidas como esta sejam tomadas, visando melhorar o nosso ambiente de trabalho.”

Já para a técnico-administrativa Maria da Conceição Romero, a atividade contribui para desempenhar tarefas diárias com mais disposição. “Quando somos convidados a executar uma atividade física a favor do corpo, no próprio ambiente de trabalho, o sono, o desânimo e a fadiga se distanciam. Em minha opinião, esse é o efeito proporcionado com a prática da ginástica laboral: é aquele que nos motiva a desempenhar as tarefas com disposição e nos proporciona alegria e bem-estar.”

A servidora Rosângela Milagres, por sua vez, conta que já foi possível perceber resultados positivos logo no início do projeto, especialmente no que se refere à integração da equipe. “São poucos minutos, mas já nas primeiras semanas, tanto eu quanto as colegas do setor, sentimos diferença. Após a ginástica temos mais disposição para continuar nossos trabalhos, sem contar que é um momento de descontração - momento onde o grupo se reúne, pois na maioria das vezes fica cada um trabalhando em seu espaço. A atividade física é importante, contudo a contribuição maior é, a meu ver, o momento de reunião do grupo”.

As atividades são realizadas nos setores duas vezes por semana, com duração aproximada de 15 minutos. A ginástica é conduzida por estagiários do curso de Educação Física da UFOP, sob orientação da professora Ana Flávia Pereira (CODAFID), do Campus Ouro Preto.