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Projeto oportuniza novas experiências de ensino-aprendizagem para escolas públicas de Ouro Preto

por Tatiana Toledo publicado: 30/09/2022 09h15, última modificação: 30/09/2022 09h16

Se, por um lado, a pandemia acelerou a necessidade de incorporação de tecnologias digitais na educação, por outro, evidenciou as desigualdades enfrentadas por professores e estudantes quanto ao acesso igualitário a essas inovações. 

A indisponibilidade de aparelhos eletrônicos e de acesso à internet que inviabilizaria a participação de parcela considerável de estudantes em atividades online durante o ensino remoto foi um dos gargalos motivadores do projeto "Convidar: inclusão digital e metodologias para o ensino remoto”. 

Encabeçada pelo professor Marcos Rocha, a iniciativa conta, ainda, com a participação dos professores Hugo Gomes e Neuber Ferreira. Esta foi uma das propostas selecionadas pelo edital nº19/2020, que direcionou recursos provenientes da multa objeto do acordo entre o Ministério Público do Trabalho e a empresa Samarco Mineração S.A. a projetos de combate à pandemia da COVID-19.

Marcos explica que, inicialmente, o projeto foi pensado de forma a suprir a demanda dos alunos do próprio Campus Ouro Preto por meio de doação de computadores e de contratação de serviço de acesso à internet durante o ensino remoto. No entanto, até a liberação dos recursos, a instituição precisou alterar sua política de assistência estudantil, priorizando a concessão de auxílios de inclusão digital para seus estudantes em situação de vulnerabilidade. 

Diante deste cenário, o público-alvo do projeto foi alterado. Assim, as ações voltaram-se para outras instituições públicas de ensino de Ouro Preto - as escolas municipais Aleijadinho, em Santo Antônio do Salto, e de Lavras Novas, localizada em distrito de mesmo nome -, selecionadas pela equipe do projeto junto à Secretaria Municipal de Educação. 

Cerca de 40 aparelhos eletrônicos, entre notebooks e mesas digitalizadoras, já foram entregues às duas escolas. Em breve, o aparato de ambas as instituições será reforçado, com a chegada de mais oito notebooks e duas lousas digitais.

Para Flávia Aparecida Barboza, diretora da E.M. Aleijadinho, a chegada dos equipamentos abriu um leque de oportunidades para alunos e toda a equipe. “Foi muito significativo para nossa comunidade escolar, que ficou aproximadamente dez anos sem acesso à sala de informática por falta de equipamentos adequados. Muitos de nossos alunos não têm acesso a esse tipo de equipamento em casa, ficando restritos ao celular e, às vezes, sem saber explorar a infinidade de recursos que eles oferecem. Agora, com a sala funcionando, até os alunos menores têm acesso a essa tecnologia”, comemora.

A diretora da E.M. de Lavras Novas, Bianca Fortes, acredita que este pode ser o início de uma grande transformação. “Poderemos construir pontes e encurtar distâncias, principalmente quanto à oportunidade de trazer a tecnologia para dentro de sala de aula e para dentro da vida cotidiana de cada um de nossa comunidade escolar”, destaca. Ainda segundo a diretora, a agilidade na comunicação com os alunos, a possibilidade de implementação de novas formas de avaliação e uma melhor preparação para os desafios dos vários campos de trabalho são também benesses a serem usufruídas com a chegada dos novos equipamentos. 


Oficinas estimulam novas experiências de ensino-aprendizagem

Para além da doação de equipamentos que possam viabilizar não apenas aulas remotas, mas também, ampliar o escopo de atividades presenciais ou propiciar uma combinação dos dois formatos, professores e bolsistas do projeto Convidar ofertaram oficinas aos docentes de turmas de 8º e 9º anos das duas instituições atendidas. 

Segundo Marcos Rocha, a proposta era não apenas capacitá-los quanto ao uso dos equipamentos, mas também contribuir para potencializar o processo de ensino- aprendizagem a partir das inúmeras possibilidades de aplicação das novas tecnologias digitais. Para isso, a equipe promoveu encontros com os seguintes temas: vídeos interativos educativos; Canva para educadores; gamificação no ensino; mesa digitalizadora e telas compartilhadas; e OpenBoard para aulas síncronas e videoaulas. Todas as atividades ocorreram remotamente e foram gravadas. O material será disponibilizado às escolas após edição.

Ainda de acordo com o coordenador do projeto, a ideia é que os participantes possam atuar como multiplicadores em suas escolas e comunidade, ampliando o uso dos equipamentos e ferramentas de acordo com o perfil e necessidades de cada instituição. “Os professores poderão compartilhar conhecimento com seus colegas. Para as escolas, ficam ferramentas para que possam promover cursos para a comunidade. Além disso, outros projetos do próprio IFMG e de outras instituições estão tendo a possibilidade de desenvolver ações”, conta Marcos.

Flávia Aparecida Barboza confirma: “Os equipamentos já estão sendo utilizados em projetos, como produção de jornal, e vai auxiliar nossos alunos que participam do Programa Jovens de Ouro [ofertado pela prefeitura de Ouro Preto]. É um mundo de oportunidades que se abre.  Atualmente, está acontecendo na escola Aleijadinho o Salto para Tecnologia, um projeto de extensão do IFMG, que está introduzindo para os nossos alunos noções de programação. É a nossa sala de informática ativa, se não tivéssemos esses equipamentos, provavelmente um projeto desse não aconteceria. Temos planos de oferecer projetos de uso da tecnologia que envolvam também as famílias”.

Maria Isabel Coura, professora da E.M. Aleijadinho, acredita que esta seja uma grande oportunidade, especialmente para estudantes a partir do 6º ano. “Os alunos poderão desenvolver atividades diversificadas como uso de simuladores, produção e análise de diferentes mídias e jogos de caráter educativo, o que estimula sua proatividade, criatividade e vontade de aprender. As capacitações fornecidas pelo projeto Convidar também foram de grande importância para minha formação”, afirma. 

Maria do Carmo Ferreira dos Santos, professora na E.M. de Lavras Novas, destaca a importância de as instituições de ensino acompanharem o ritmo de desenvolvimento tecnológico: “O mundo é digital. A escola não pode ficar distante das inovações. É preciso descobrir novas habilidades, já propõe a BNCC. Ao mesmo tempo, para nós, professores, é sempre uma experiência gratificante aprender novas metodologias e mudar nossa prática pedagógica”. Para a educadora, pensar uma metodologia que coloque o aluno como protagonista de sua própria vida tem sido transformador: “É muita criatividade sendo descoberta. O Convidar é um avanço significativo para a escola e para as famílias, afinal, em um mundo hiperconectado, os pais podem ver seus filhos aprendendo para viver tempos diferentes dos nossos, transformando a escola em um laboratório de inovações e inclusão”.

Saiba mais

O projeto Convidar disponibiliza uma página na internet, em fase de alimentação, por meio da qual será possível conhecer mais sobre a iniciativa e acompanhar registros de atividades já realizadas. Acesse: https://convidar.ouropreto.ifmg.edu.br