Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Publicado edital de seleção de estudantes do Curso de Licenciatura em Física para bolsistas e voluntários do Programa Institucional de Residência Pedagógica do IFMG – Campus Ouro Preto

publicado: 05/10/2021 18h19, última modificação: 05/10/2021 18h19

O Projeto Institucional de Residência Pedagógica do Instituto Federal de Minas Gerais intitulado "Conhecimento, prática e engajamento profissional na formação de professores do século XXI" tem como objetivo central promover discussões, metas, parcerias e ações entre as Licenciaturas do IFMG e as escolas de Educação Básica.

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura,  promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

São objetivos do Programa de Residência Pedagógica incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente. Promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica e fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.

A quantidade de vagas será distribuída em 01 bolsista e 02 voluntários. Os outros candidatos selecionados irão compor o cadastro de reserva do programa. A contratação dos bolsistas estará condicionada à autorização da CAPES.

INSCRIÇÕES

As inscrições deverão ser realizadas pelo(a) candidato(a) no período de 06 de outubro de 2021 até as 23h59min59s do dia 11 de outubro 2021.

Para se inscrever é necessário estar regularmente matriculado no Curso de Licenciatura em Física do IFMG/Campus Ouro Preto, ter cursado o mínimo de 50% do curso ou estar cursando a partir do 5º período e atender os outros requisitos que constam no edital. Veja as orientações para inscrição no Edital nº 43/2021.

Clique aqui para acessar o documento completo do Edital nº 43/2021.

Clique aqui para acessar o ANEXO I - Formulário de Inscrição do Edital nº 43/2021.