Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Respeito e valorização da diversidade

Respeito e valorização da diversidade

Confira a cobertura da 11ª Semana de Cultura Afro-brasileira e Africana
publicado: 27/11/2017 13h42, última modificação: 16/12/2017 01h16

A 11ª Semana de Cultura Afro-brasileira e Africana do Campus Ouro Preto foi marcada por grande envolvimento da comunidade acadêmica, seja na montagem coletiva da programação pelos servidores, seja no preparo e na apresentação de atividades diversificadas pelos alunos. O evento foi realizado entre 20 e 22 de novembro, na Instituição e também em espaços externos.

Com o propósito de reforçar o papel das instituições de ensino na promoção do respeito e da valorização da diversidade brasileira, a programação proporcionou momentos de reflexão e debate sobre negritude e educação, representatividade racial e de gênero nas licenciaturas do Campus, racismo ambiental e silêncios e omissões nas narrativas sobre os herdeiros da escravidão no Brasil.

Exibição de curtas e filme reforçaram o evento, que contou, ainda, com uma série de apresentações culturais apresentadas pelos alunos sob orientação de seus professores: encenações, dança, recital de poemas, sarau, exposição sobre representações no negro na sociedade e degustação afro-gastronômica, que colocou em destaque a culinária de países africanos que povoaram a região de Ouro Preto. O projeto IFestivo também promoveu atividades pelo Campus, como o Mancala, tradicional jogo de tabuleiro presente em muitas sociedades africanas. Artistas convidados, por sua vez, enriqueceram os três dias de evento com música, dança e teatro.

Atividades externas

Visitas técnicas organizadas por docentes também integraram a programação. No dia da consciência negra, alunos do Campus, crianças e adolescentes atendidos pelo projeto Timbalê foram a Belo Horizonte e visitaram a Pampulha, a UFMG e o Centro Cultural Banco do Brasil, onde está em cartaz a exposição Ex Africa. Sob orientação do professor Arthur Versiani, integrantes do Timbalê participaram, ainda, da oficina de fotografia “sensibilização do olhar”, ministrada pelo fotógrafo Hanster Silva. O resultado poderá ser conferido em breve em uma exposição na Casa de Cultura do Padre Faria.

A professora Denise Ziviani, por sua vez, organizou uma visita técnica à Escola Família Agrícola Paulo Freire (EFA), em Acaiaca (MG), com estudantes das licenciaturas em Física e em Geografia do Campus Ouro Preto. Multidisciplinar, a ação contou com oficinas de agroindústria e atividades afro-culturais, com aula prática da preparação de geleia de jabuticaba, produção de iogurte caseiro e palestra sobre nutrição, além de seminário conduzido por alunos do EFA e do IFMG. A visita foi finalizada com uma apresentação artística de Maculelê, com participação de estudantes de ambas as instituições.

Avaliação

Para a professora Gláucia Xavier, uma das organizadoras do evento, a Semana Afro foi abraçada pela comunidade escolar. “Os professores levaram seus alunos, o público esteve presente. As apresentações de alunos foram lindas, bem preparadas, criadas por eles com a orientação de professores. Mas, foram os alunos que brilharam, se destacaram e mostraram para todos como veem a importância da valorização da cultura negra e da luta pelo combate ao racismo”. A professora Laura Rocha, que também integrou a comissão organizadora, concorda: “fica cada vez mais evidente que a temática das relações raciais e da cultura afro-brasileira e africana é de interesse de todos e suscita discussões relevantes para a formação dos sujeitos em todas as áreas do conhecimento. Foi muito gratificante sistematizar as sugestões encaminhadas por vários colegas e construir uma programação coletiva e diversificada”.

Confira mais fotos da 11ª Semana Afro em nossa página no Facebook:

1º dia

2º dia

3º dia

Fotos: Comunicação Social, projeto Timbalê e alunos Ronald Peret e Benjamim Guimarães