Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Retrospectiva 2020
conteúdo

Destaques

Retrospectiva 2020

Confira o que foi notícia no site do Campus Ouro Preto e os destaques das mídias sociais institucionais
publicado: 24/12/2020 13h50, última modificação: 24/12/2020 13h50

Retropesctiva 2020.jpgQue palavra resume o ano de 2020 para você? Fica até difícil pensar em um só termo, sentimento ou expressão que possa descrever um período tão intenso, não é mesmo? Talvez, a palavra reinvenção faça bastante sentido neste momento. Na busca por superar os desafios que este ano atípico de pandemia nos proporcionou, reinventamos nosso modo de trabalhar, de estudar, de se relacionar. Reinventamos nossa relação com a tecnologia, que já se fazia presente, mas se tornou suporte fundamental em muitas - ou em quase todas - as atividades cotidianas.

Adotamos novos hábitos. Assumimos novas responsabilidades, tanto em relação ao autocuidado, quanto ao cuidado com o próximo. Fomos forçados a nos despedir de colegas, amores e familiares de forma precoce. Como abraçar fez falta! 

Olhamos para dentro. Acessamos medos profundos. Despertamo-nos para alguns talentos, descobrimos novos hobbies. Ou simplesmente a sobrecarga mental e de atividades deste período não permitiu que isso fosse possível, e tudo bem. Olhamos para fora. Percebemos que trabalho em rede e espírito de equipe nunca foram tão essenciais para que o andamento de algumas atividades fosse possível, ainda que de forma adaptada. 

Apesar dos avanços no desenvolvimento de vacinas para combater a Covid-19, percebemos que o cenário ainda é incerto quanto a sua distribuição e acesso da população à imunização. Enfrentamos fake news e vimos, muitas vezes, notícias que gostaríamos fortemente que não fossem reais.

Esta retrospectiva produzida pela Comunicação Social apresenta os destaques do que foi notícia no site institucional em 2020 e as principais publicações realizadas pelas mídias sociais do Campus Ouro Preto, que neste ano assumiram um papel importante ao auxiliar e muitas vezes viabilizar a comunicação com a comunidade acadêmica durante o distanciamento social.

Agradecemos àqueles que confiaram a divulgação de suas mensagens e de seus trabalhos nestes canais ao longo de 2020, e também àqueles que recorreram a estes mesmos canais para se manterem informados sobre as atividades da instituição. Esperamos que essa relação seja fortalecida e fique ainda mais próxima em 2021, por meio de suas sugestões de pauta e também de melhorias. Até lá!

Janeiro | Fevereiro | Março

Fotos Retrospectiva 1

Término do ano letivo de 2019, início do ano letivo de 2020 e suspensão do calendário acadêmico. O primeiro trimestre do ano foi marcado por diversas fases: algumas planejadas, outras, inimagináveis.

Saiba mais

Retrospectiva 1


 

Abril | Maio | Junho

Fotos Retrospectiva 2Dar continuidade ao levantamento das condições com que discentes vinham enfrentando o distanciamento social, manter o vínculo com a comunidade acadêmica e estabelecer princípios para construção de um proposta pedagógica para atividades remotas foram alguns desafios do 2° trimestre.

Saiba mais

Tag retrospetiva 2


 

 Julho | Agosto | Setembro

Fotos Retrospectiva 3

Adaptando-se à nova realidade, Campus realiza as primeiras defesa de TCC e colação de grau remotas. Período é marcado, também, pela construção de uma resposta pedagógica para retomada das atividades acadêmicas, também na modalidade remota.

Saiba mais

Tag retrospetiva 3


 

Outubro | Novembro | Dezembro

Fotos Retrospectiva 4

Semana de Ciência e Tecnologia, professores e alunos premiados em eventos e competições, eleições para o conselho acadêmico e levantamento sobre o ERE no Campus movimentaram o último trimestre de 2020.

Saiba mais

Tag retrospetiva 4

registrado em: