Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Semana de Acolhida marca o início do Ensino Remoto Emergencial no campus Ouro Preto

publicado: 25/09/2020 17h59, última modificação: 25/09/2020 17h59

Para marcar o início das atividades do Ensino Remoto Emergencial, o campus promoveu, do dia 14 a 18 de setembro, a Semana de Acolhida. A programação, que contou com palestras e atividades para os discentes e servidores, marcou o início de um semestre diferente, com atividades realizadas virtualmente devido à pandemia da COVID-19.

ACOLHIDA - 14/09
A tradicional recepção no auditório lotado foi substituída por um encontro de muitas telas no Canal da Agenda de Enfrentamento. Por meio de uma live o diretor-geral e representantes das diretorias sistêmicas e da Coordenação Pedagógica falaram aos alunos que se preparavam para o retorno das aulas, suspensas desde março.
A recepção foi realizada em dois períodos: pela manhã, para alunos dos Cursos técnicos Integrados e à noite, para alunos dos cursos técnicos subsequentes, graduação e pós-graduação.

O evento teve início com a fala do diretor-geral Reginato Fernandes, que lembrou o caminho traçado pelo campus desde a suspensão das aulas em março, até o retorno, no dia 14 deste mês, com o Ensino Remoto Emergencial. Neste período, foram realizadas reuniões com pais e servidores, aplicação de questionários, eleição do conselho acadêmico, produção de equipamentos de proteção individual (doados às instituições de saúde da região) entre outras ações. “Durante esse período, fizemos vários trabalhos com a comunidade interna e externa para que a instituição pudesse contribuir também nesse momento. Agora, entendendo que a instituição está preparada para essa retomada, mesmo diferente, a gente precisa retomar esse vínculo pedagógico sem deixar de lado os princípios importantes que nós temos desde o início: o cuidado com a saúde e a vida" ressaltou. O diretor também lembrou as ações da Agenda de Enfrentamento da Pandemia Covid-19 e os desafios do Ensino Remoto Emergencial para os discentes e os docentes.

Na sequência, os estudantes receberam orientações dos profissionais do Campus sobre Assistência Estudantil, Semana de Ciência e Tecnologia e a importância da disciplina para estudar remotamente.

Durante a semana, os cursos contaram com momentos de acolhida específicos que marcaram o início das aulas em cada turma. Para além das acolhidas, a semana teve uma programação para servidores e alunos abordando temas como: Letramento digital, o papel NAPNEE nesse período de Ensino Remoto Emergencial, entre outros. Confira:

TERÇA
Na terça os discentes do curso superior de tecnologia em Conservação e Restauro assistiram a uma palestra com o tema "A casa corrente em Minas Gerais: possibilidades de pesquisa" que foi conduzida pelo egresso do curso Regis Martins.

QUARTA
A noite de quarta-feira foi iniciada com uma Conferência sobre letramento digital e ensino remoto emergencial apresentada pela professora Carla Coscarelli (FALE/UFMG).
Também à noite, às 19h, os alunos do curso superior de tecnologia em Conservação e Restauro puderam acompanhar uma palestra sobre "Os coretos de Belo Horizonte na paisagem do contexto da construção e primeiros anos, 1890-1930" ministrada pela egressa do curso, Savilly Burttros.

QUINTA
Na quinta-feira, dois eventos marcaram a programação do dia. Às 14h, realizou-se um debate sobre "O papel do NAPNEE no Ensino Remoto Emergencial" que foi organizado pela professora Denise Ziviani (CODAEDU - IFMG campus Ouro Preto). À noite foi a vez dos servidores marcarem presença na oficina sobre Direitos Autorais e produção de material didático, ministrada por Ramiro Oliveira, do Centro de Apoio à Educação a Distância (UFMG). A atividade contou com a mediação da bibliotecária-documentalista do Campus, Kelly Morais.

SEXTA
A programação encerrou com um bate-papo com alunos sobre o tema: “E agora, como estudar remotamente?”, promovido pela Coordenação Pedagógica do Campus.

Se você perdeu a programação e quer conferir, a gravação de alguns eventos estão disponíveis no Canal da Agenda de Enfrentamento.