Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Sistema Eletrônico de Informações entra em operação no Campus Ouro Preto
conteúdo

Notícias

Sistema Eletrônico de Informações entra em operação no Campus Ouro Preto

por Tatiana Toledo publicado: 29/01/2018 14h26, última modificação: 15/02/2018 16h06

O IFMG – Campus Ouro Preto deu início, no mês de janeiro, à implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o sistema integra o projeto Processo Eletrônico Nacional, coordenado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, sendo utilizado na gestão de processos e documentos eletrônicos.

A ferramenta, cedida sem custo de licenciamento, possibilita a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos, proporcionando a virtualização de processos e atuação simultânea de várias unidades, ainda que distantes fisicamente, reduzindo o tempo de realização das atividades.

A fim de capacitar os diversos setores para utilização do sistema, a Diretoria de Administração e Planejamento (DAP) iniciou o treinamento dos servidores no dia 08 de janeiro, priorizando áreas ligadas aos processos de compras, pagamentos de fornecedores e de bolsas e gestão de pessoas. “As demais área estão sendo chamadas gradativamente para o treinamento. Os servidores que participarem atuarão como multiplicadores dentro de seus respectivos setores”, explica o diretor de Administração e Planejamento, Ronaldo Trindade. Os interessados, contudo, já podem acessar a plataforma de treinamento (“Sei! Usar”) para que possam conhecer a ferramenta. Para isso, basta realizar um breve cadastro.

Agilidade, segurança e transparência

Para o diretor, muitas são as vantagens da ferramenta. Uma delas é a agilidade na tramitação dos processos. “Algo que antes poderia levar até duas semanas para ser concluído, com o SEI, poderá ser finalizado em até dois dias”, afirma. Essa agilidade se aplica, também, aos processos que precisam ser encaminhados para a Reitoria, já que o tempo em que a documentação física ficaria em trânsito, seguindo os prazos de envio e recebimento de malote, deixa de existir. Outro ponto a ser destacado é a segurança, já que o extravio de documentos passa a ser evitado.

Ronaldo Trindade destaca, ainda, a transparência: “toda a tramitação é acompanhada pelos usuários, que podem verificar o andamento das etapas. Há, inclusive, a possibilidade de cadastramento de usuários externos. Uma empresa que vende material para o Campus, por exemplo, pode solicitar seu cadastro no SEI e acompanhar o fluxo de seu pagamento. A ferramenta comporta três níveis de processos: sigilosos, restritos e públicos. Os sigilosos são minoria, mas por conterem dados pessoais, somente os envolvidos têm acesso. No entanto, a maioria dos processos são públicos, já que uma das propostas do SEI é atender à Lei da Transparência”.

 

Saiba mais sobre o SEI