Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Transformando o presente em inspiração: servidora do Campus lança segundo livro de poesias
conteúdo

Notícias

Transformando o presente em inspiração: servidora do Campus lança segundo livro de poesias

publicado: 30/09/2022 10h34, última modificação: 30/09/2022 10h37

O que significa presente? Segundo o dicionário Michaelis, a palavra pode exprimir até 11 significados diferentes, sendo usada como adjetivo e substantivo. Com tantas opções, Fabrícia Coelho de Freitas, chefe da seção de Registros Acadêmicos do IFMG - Campus Ouro Preto, transformou as peculiaridades da língua em arte. Em sua nova coletânea de poesias, Presentes do Vento…, os significados dividem os textos em grupos, encaixando a semântica na poética.

O livro é um trabalho de cerca de três anos que surgiu espontaneamente, com inspiração retirada das mais diversas fontes. Fabrícia lembra de uma ocasião em que, por causa de uma obra na rua, precisou dirigir na contramão e o desconforto gerado se transformou em uma poesia. “Eu vim fazendo o caminho todo na coisa do ‘tá errada, tá na contramão, vai virar, vai virar, vai voltar’. Então a poesia já foi se formando no caminho e, enquanto eu não coloquei ela no papel, não sossegou”, conta a autora.

 

Que loucura, que arrepio
Na contramão passar
Se antes era centro-bairro
Agora bairro-centro será

 Trecho da poesia na ‘Contramão’

[FREITAS, 2022, p. 19]

 

Da mesma maneira despretensiosa, surgiu o título do livro. Ao reler as poesias que havia selecionado para compor a obra, Fabrícia notou que todas possuem a palavra presente ou algum sinônimo. A sua primeira ideia era chamar o livro de Nem Todo Presente vem Embrulhado, título de um dos seus poemas. Porém, ao ter a coletânea confundida com um romance, ela descartou a ideia. “Então, eu disse, o que eu faço, eu jogo isso para o vento? [...] Como eu tenho o apelido de Brisa, eu brinco com o vento o tempo inteiro, então nada mais justo que o vento trazer de volta o que eu joguei”, explica como surgiu o nome da obra.

  

Novas definições

Não é só a palavra presente que é multifacetada. Em seu perfil do Instagram, Fabrícia se define com seis adjetivos: escritora, fotógrafa, pet friendly, pesquisadora, contadora de história e amante da natureza. Ela também dá consultorias editoriais e foi a responsável pela arte da capa do Presentes do Vento… e de seu outro livro de poesias, Pelo Retrovisor.

Com duas coletâneas completamente autorais, ela brinca dizendo que “poesia é a coisa mais boba do mundo. Sabe por quê? Porque ela que tá de passagem, você não precisa sentar, escrever, se esforçar. Não, ela sai”.

 

Eu sou sincera, sou positiva, sou salutar.
Sou teimosa, sou persistente, não desisto de caminhar.
Sou contradição, pressuposto,
às vezes, oposto do que se pode imaginar.

 Trecho da poesia Autorretrato

[FREITAS, 2022, p. 44]

 

A autora também possui participação em três livros também de poesias e em um livro de contos e publicou a sua dissertação de mestrado, sobre os processos financeiros e orçamentários da transformação do campus em um Instituto Federal, além de diversos artigos acadêmicos nas áreas de administração pública e educação.

Incansável, ela já está produzindo desde o ano passado um compilado de crônicas. Porém, o seu grande desafio é a escrita de um livro infantil chamado Direto do Caldeirão da Bruxa. Através de mais um de seus interesses, a culinária, a obra vai abordar a amizade, o respeito e a aceitação ao diferente por meio de receitas. Fabrícia diz que a mudança de nicho é uma forma de experimentar as suas possibilidades: “É um livro em que a fala e o modo de escrever devem ser todos repensados. Porque, o que acontece, a poesia abrange muitas pessoas, você não tem uma coisa específica, o infantil não”.

Se desafiar parece ser o objetivo da autora que está prestes a compartilhar com o público o presente que foi devolvido pelo vento. O lançamento do seu novo livro, além da venda promocional de Pelo Retrovisor, acontece no dia 11 de outubro, às 19h30min, na Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto.

 

Você também pode encontrar os livros de Fabrícia à venda nos canais:

-       Whatsapp (para residentes do município): (31) 99840-1044

-       Loja Virtual: https://uiclap.bio/fabriciacoelhodefreitas